Estudo: Cinturão da Verdade

Como nós vimos no último estudo “Armamento pesado x Adversários perigosos”, Deus não nos deixou nus perante o inimigo. Paulo nos orienta, em Efésios 6:11, a nos revestirmos de toda armadura de Deus. Hoje iremos estudar sobre o cinturão da verdade.

Efésios 6:14 ” Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão.”

O cinturão era a parte da armadura que mantinha todas as peças interligadas. Todas as peças ficavam presas ao cinturão, ou seja, ele era uma parte crucial.

A maioria das peças da armadura espiritual é invisível. Só existe uma peça visível aos olhos: o cinturão da verdade. O cinturão da verdade é a Palavra de Deus escrita. Se retirarmos essa arma, o homem desmoronará. Quando você ignora a Palavra de Deus e deixa de aplicá-la em sua vida você faz com que, deliberadamente, toda sua força espiritual se desfaça.

Na bíblia existem dois termos utilizados para falar sobre a Palavra de Deus:

  • Rhema: que representa uma palavra revelada da parte de Deus; e
  • Logos: que representa a palavra escrita de Deus (a Bíblia).

Quando Paulo se refere ao cinturão da verdade, ele utiliza a palavra logos. Usar o cinturão logos. A verdade é a Palavra de Deus e precisamos nos vestir dela, ou seja, aplicar seus ensinamentos em nossa vida (Tiago 1.22).

É preciso entender que se não andarmos diariamente no poder da Palavra de Deus, também não estaremos andando com a armadura de Deus. Sem a palavra agindo em nossa vida não temos suporte para as outras peças da armadura espiritual. Agora, quando você veste o cinturão e decide fazer da “verdade” uma prioridade em sua vida, você estará prestes a vencer as batalhas de sua vida.

Entretanto, lembre-se sempre que a palavra liberada pelo pastor durante os cultos não deve ser a única Palavra que você recebe. A intenção do Espírito Santo com a palavra pastoral é apertar um pouco mais o cinto que já está com você. A recomendação de Paulo é clara. Você é quem deve vestir o cinturão. Não é seu pastor que deve colocar o cinturão em você. Novamente volto a dizer que a palavra que vem do púlpito deve apenas confirmar algo que Deus já tenha falado com você durante a semana.

A intimidade com a Palavra (ler e aplicar) é o que provoca a renovação da mente que pode nos ajudar a vencer as ciladas do inimigo e nos auxilia a vestir as outras peças da armadura.

Resumidamente, vestir o cinturão da verdade é agir segundo as orientações da Palavra escrita de Deus, o que só é possível mediante a leitura e meditação constante da Bíblia.

Salmo 119, mostra mais sobre a necessidade que temos da palavra de Deus.

Vou deixar aqui duas perguntas para que possamos debater sobre o tema, essas perguntas também podem ser usadas para discussões de estudos em grupo.

  • Se você der uma olhada honesta na sua vida hoje, consegue perceber que esta com problemas em algumas áreas porque você negligenciou a Palavra de Deus?
  • Que mudanças práticas você pode fazer para restaurar a ordem divina nessas áreas específicas da sua vida?

Gostou do nosso estudo? Participe conosco e compartilhe com os amigos.

8 comentários em “Estudo: Cinturão da Verdade

Deixe um comentário