Estudo: Couraça da Justiça

“Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça” Efésios 6:14

Hoje continuaremos nossos estudos sobre batalha espiritual falando sobre a couraça da justiça. Caso você queira relembrar os estudos anteriores vou deixar os links no final desse post.

 

A couraça era a peça mais brilhante, mais bela e mais glamorosa do armamento que o soldado romano possuía. Quando duas peças de metal são esfregadas uma contra a outra elas ganham um brilho extra e quanto mais isso acontece mais os metais brilham. Como a couraça era composta escamas de metal, que esbarravam uma a outra enquanto o soldado marchava, a couraça brilhava muito e quanto mais o soldado usava a couraça mais os metais brilhavam. Esse brilho ainda era reforçado pela luz do sol que refletia no metal.

Aplicando esses conceitos a couraça da justiça, sabemos que, quanto mais você anda consciente da sua justificação em Cristo, mais você brilha a luz em um mundo de pecados. Por isso, a couraça pode ser tanto uma arma de defesa quanto uma arma de ataque.

  • Uma arma de defesa

Quando você anda em justiça (sabendo que Cristo levou sobre si seus pecados e que você não pode mais ser acusado de seus erros) você está seguro das acusações difamadoras do inimigo. Provérbios 10:30 declara: “O justo jamais será abalado…”

  •  Uma arma de ataque

O brilho da couraça do soldado cegava os olhos dos seus oponentes tão completamente que eles não podiam ver nem lutar. Quando a couraça era usada dessa forma ela servia como arma de ataque. Da mesma forma, as forças malignas não podem suportar a luz radiante que a justiça reflete em seus olhos. Com a couraça da justiça fixada em seu lugar, a glória de Deus irradia de sua vida para todos que os cercam.

Portanto, vestir a couraça da justiça é compreender que não pode mais existir acusação sobre nossa vida, é entender que nossos pecados foram perdoados e que Deus lança nossos erros no mar do esquecimento. Não importa o que você tenha feito, se você crê em Cristo, Deus te perdoou. Você é justificado e se errar novamente Deus te perdoa novamente, o preço do pecado já foi pago. Então vista sua couraça. Não aceite acusações! Resplandeça a glória de Deus, o maligno não terá nem como lutar com você.

Para refletir ou discutir com os amigos

Como uma maior compreensão da sua justiça em Cristo poderia afetar a maneira como você lida com suas questões diárias e o modo como se relaciona com outras pessoas?

Estudos anteriores

Armamento pesado x inimigos perigosos: estudo introdutório da série de estudos sobre batalha espiritual e a armadura de Deus, esse estudo fala sobre como o Diabo age e mostra quais as armas espirituais Deus nos deu para nos proteger e atacar (para ler clique aqui).

Davi e Golias, um exemplo de batalha espiritual: estudo que mostra um exemplo da atuação do Diabo em nossa vida, por meio de uma comparação com a história de Davi (para ler clique aqui).

Cinturão da Verdade: estudo que explica como vestir o cinturão da verdade da armadura espiritual  (para ler clique aqui).

Gostou? Compartilhe…

4 comentários em “Estudo: Couraça da Justiça

Deixe um comentário