Mulher virtuosa em pleno século XXI?

Em nosso tempo, é quase inimaginável uma mulher viver de acordo com padrões definidos há muito mais de 2000 anos atrás. Entretanto, a palavra de Deus é viva e eficaz, inalterável para os nossos dias e por isso vamos falar sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31.

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Provérbios 31.10

O termo “virtuosa” vem de uma palavra original que tinha sentido de força e poder. Sendo assim, a mulher virtuosa é uma “mulher forte”.

De acordo com Provérbios, essa “mulher forte” tem responsabilidades com a família, com o trabalho, com o próximo e consigo mesma. Hoje em dia facilmente encontramos mulheres com essas responsabilidades. Por isso, a mulher virtuosa é contemporânea e as características descritas na Bíblia são válidas para o nosso tempo.

Na família, a mulher virtuosa é aquela digna de confiança. Ela e o marido têm um relacionamento sincero e de cumplicidade, eles administram as finanças juntos, ela não compra nada escondido, nem faz dívidas sem falar com ele, ao contrário, o auxilia a organizar e investir os bens de forma que ele nunca empobreça (Provérbios 31:11).

Ela também se preocupa com as necessidades de todos e faz tudo aquilo que está ao seu alcance para suprir essas necessidades (Provérbios 31:14Provérbios 31:21).

A mulher virtuosa também é excelente administradora da sua casa (Provérbios 31.15) e acaba abrindo mão de todo conforto ou descanso para cuidar da sua família (Provérbios 31.27).

Ela transborda o amor de Deus para dentro do seu lar e seu comportamento santifica seu marido de modo que ele se torna um homem respeitável (Provérbios 31.23).

Já no trabalho, a mulher virtuosa é empreendedora, ela não gasta tudo que ganha, mas procura meios de fazer seu dinheiro render mais, multiplicando suas riquezas (Provérbios 31.16).

Essa mulher tem seus negócios, profissão, ocupação (Provérbios 31.13 / Provérbios 31.24) e dá seu melhor em tudo que faz (Provérbios 31.17).

Em relação ao próximo, a mulher virtuosa é justa (Provérbios 31.12) e misericordiosa (Provérbios 31.20).

Por fim, essa mulher também pensa muito em si mesma. Ela tem sua auto-estima elevada, pois sabe que tudo que ela faz é importante (Provérbios 31.18). É vaidosa, procura estar sempre bonita e cuida de si mesmo (Provérbios 31.19/ Provérbios 31.22). A mulher virtuosa tem bom comportamento, caráter, não se metendo em confusões ou coisas erradas e ilegais, mas está sempre confiante em Deus (Provérbios 31. 25). Essa mulher é sábia e tem toda delicadeza feminina (Provérbios 31.26).

Conseguiu identificar mulheres assim? Você se identifica com leitura? Se ainda precisa de aperfeiçoamento em uma área, faça como eu, ore pedindo ao Senhor.

Essa mulher é respeitada e elogiada não apenas um dia, mas o tempo todo, pois ela merece ser reconhecida por tudo que faz.

Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.

Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.

Provérbios 31:28-31

Por isso, dê valor as mulheres virtuosas (mães, avós, tias, irmãs, esposas, noivas, namoradas e amigas) que você tem em sua vida. E você mulher, busque a cada dia se tornar cada vez mais virtuosa, uma mulher forte!

Feliz dia internacional das mulheres para todas as nossas leitoras!

Gostou, compartilhe esse texto com as mulheres fortes que você encontrar.

6 comentários em “Mulher virtuosa em pleno século XXI?

Deixe um comentário