3 pontos que você precisa saber sobre os dons espirituais

Super novidade no blog hoje! Estaremos realizando uma série de estudos sobre dons do Espírito Santo. Iniciaremos fazendo uma lista sobre 3 pontos fundamentais que precisamos entender para poder fluir nos dons.

  1. Reconhecer que os dons são para os nossos dias

“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.” (1 Coríntios 13:8).

O cessar dos dons está condicionado ao fim do conhecimento e à vinda do que é perfeito (1 Coríntios 13:8-10) . Como o conhecimento ainda está presentes nos nossos dias e aquele que é perfeito, Jesus, ainda não retornou, não há nada que nos faça pensar que os dons não sejam para o nosso tempo.

  1. Jesus espera que nós operemos nos dons

“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.” (João 14:12)

Embora fosse Deus, Jesus se esvaziou de si mesmo e se fez semelhante aos homens (Filipenses 2:5-10) . A palavra “esvaziou” no original grego tem o sentido de “alguém que não deixa de ser Deus, mas não usa atributos de Deus”. Tudo que Jesus fez na terra, fez como homem e por isso ele pôde nos dizer que nós faríamos não só tudo que ele fez, mas obras ainda maiores (João 14:12). Se ele tivesse realizado essas obras como Deus nós não poderíamos realizá-las. Entretanto, Jesus fez tudo o que fez como homem ungido pelo Espírito Santo (Lucas 4:14) e sendo assim, nós como ungidos pelo Espírito podemos fazer as mesmas obras ou até maiores.

  1. O homem precisa interagir com o Espírito Santo

“Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.” 1 Coríntios 12:1

As pessoas acham que a operação do Espírito Santo é algo unilateral, quando Deus quer ele nos enche do Espírito. Entretanto, a operação do Espírito Santo é uma interação de Deus com o homem (1 Coríntios 13:9).

Quando Paulo fala sobre não sermos ignorantes quanto aos dons ele não está dizendo apenas sobre ter conhecimento sobre os dons, mas também, sobre sabermos como operar esses dons.

Paulo recomenda a Timóteo que ele não negligencie seu dom (do original carisma, palavra utilizada para falar dos dons espirituais). Timóteo não estava interagindo com o Espírito e o Espírito não pode agir sozinho. Timóteo acabou apagando seu dom porque tinha medo. Por isso, Paulo o advertiu (1 Timóteo 4:14  e 2 Timóteo 1:6,7) pois, a vontade de Cristo é que nós façamos obras muitos maiores que a dele.

Como podemos aprender a operar os dons? Operando! Precisamos exercitar os dons e com o tempo aprenderemos a operá-los (1 Coríntios 14:31).

Resumindo, os dons espirituais são para os nossos dias e Jesus espera que nós os operemos. Por isso, não podemos ser ignorantes quanto a eles, e, sendo assim, devemos aprender como usá-los.

Tendo essas coisas em mente, acompanhe os próximos estudos do nosso blog e saiba mais sobre os dons espirituais. Seja cheio do Espírito Santo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s