Álcool: amigo ou inimigo?

Olá, pessoal!! Hoje eu quero compartilhar com vocês um roteiro para pequeno grupo, célula, grupo familiar, ou seja lá como você chama. Nós aplicamos esse roteiro em um encontro do nosso pequeno grupo, que é composto por jovens universitários. O tema, como o próprio título sugere é bebida alcóolica. O objetivo é desvendar os tabus, fazer com que os jovens entendam os perigos do álcool e tenham condições de fazer as melhores escolhas para sua vida.

linha-png-6.png

QUEBRA-GELO

Levar uma latinha de cerveja e colocar no centro da sala. Fazer três perguntas, pedindo que quem quiser responder “sim” levante uma das mãos. 

  1. Quem já bebeu pelo menos uma vez na vida?
  2. Quem bebeu mas não gostou do sabor?
  3. Quem mesmo não gostando do sabor voltou a beber?

Agora pergunte para os que ficaram de mãos levantas qual foram as motivações que os fizeram voltar a beber mesmo não gostando do sabor. Provavelmente os motivos que vão surgir serão: “aceitação social”, “porque a maioria estava fazendo”, “criar coragem”, “soltar um pouco mais” e etc. Aproveite o que eles vão falar para discutir o quão fúteis são essas motivações.

DISCUSSÃO

Uma vez que todos já terão participado e as pessoas estarão mais à vontade você pode discutir dois pontos: se é ou não pecado beber e quais as consequências do consumo do álcool.

  • É pecado beber?

Não existe nenhum versículo na bíblia que fale que é pecado tomar uma taça de vinho ou até mesmo um copo de cerveja com os amigos. Sendo assim, não podemos dizer que é pecado, precisamos quebrar esse tabu.

Entretanto, todo mundo já ouviu pelo menos uma vez, no meio cristão, que beber é errado. Essa é uma “regra” que as igrejas e também a “sociedade” impõe àquele que é “crente”. Por isso é um ponto que todo mundo tem dúvida e é aí que está o grande problema: muitos, mesmo na dúvida, escolhem fazer.

Pense bem: existe algo que caso você faça, sua  comunhão com Deus será rompida e você, mesmo sabendo disso, escolhe correr o risco. Quando você faz isso você está dizendo que tudo bem se perder a comunhão com o Senhor. Uma vez que escolhermos arriscar, significa que nosso coração está disposto a ir para longe de Deus, e aí está o pecado. A referência está em Romanos 14, abaixo destacamos alguns pontos:

“Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.” Romanos 14:5

“Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.” Romanos 14:14

“Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.” Romanos 14:22,23

Além disso, existe um ponto de precisamos evitar: não podemos ser pedra de tropeço ao nosso irmão.

O que isso significa? Pode ter  alguém que não tenha convicção sobre o álcool, não saiba se pode ou não beber, mas por ver você beber, ele vai se encorajar e também irá beber, ou seja, fará isso sem estar firme na sua convicção, o que é pecado. Em relação a isso, o que a bíblia nos orienta é que por amor aquela pessoa, nós deixemos de fazer. Portanto, reconhecendo que uma atitude sua pode colocar em risco a comunhão de alguém com o Senhor, Paulo recomenda que você deixe de fazer isso. Abaixo algumas referências:

“Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.” Romanos 12:13

“Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu.” Romanos 14:15

“Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência.” Romanos 14:16

  • E quanto às consequências do uso só álcool?

“De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imagina coisas distorcidas. Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: “Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez? ” Provérbios 23:29-35

Um copo nunca é o problema, o problema é o que esse primeiro copo vai atrair. Por isso, a bíblia nos recomenda a não nos deixar seduzir pelo álcool. O álcool é sedutor, ele nos vende uma imagem de felicidade, auto-afirmação, uma vida sem problemas, mas o que ele de fato trás para nossa vida é tristeza, brigas e ferimentos desnecessários. O álcool é traiçoeiro,  é isso que fala no livro de provérbios. Ele nos faz ter um comportamento alterado e ridículo, nos faz perder o controle, trás ressaca e o pior de tudo, é um ciclo vicioso que aprisiona muitas pessoas e destrói muitas vidas.

CONCLUSÃO

Em Cristo somos livre para escolher o que queremos ou não, mas o desejo de Deus é que façamos as melhores escolhas, para isso ele nos alerta quanto aos riscos que estamos enfrentando no meio de cada uma. Sabemos que o consumo de bebida alcoólica não é de fato pecado, mas a embriaguez nos tira de quem somos de verdade e nos faz fazer coisas que não faríamos sóbrios, coisas essas que podem afetar muitas áreas da nossa vida e trazer tristeza para as pessoas que amamos. Além de corrermos o risco de entrar em um círculo vicioso. Por isso reflita: “Até que ponto tudo isso vale a pena?”

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.” Efésios 5:18

Faça uma oração de encerramento pedindo que Deus nos ajuda a tomar decisões certas em nossa vida e que possamos ouvir todos os seus conselhos.

linha-png-6.png

Pessoal, espero que vocês tenham gostado desse roteiro, e que seja proveitoso para sua célula. Se você gostou não deixe de compartilhar com os amigos e depois me conta como foi sua experiência em compartilhar essa palavra com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s