O que é ser Sal e Luz?

Esse mês, nossa comunidade cresceu de 10.000 para 25.000 pessoas. Isso não aconteceu de forma rápida, nem inesperada. O Sal e Luz já existe desde 2017. Aos poucos, fomos vivendo os processos propostos por Deus e entendendo nossa missão, então, estamos crescendo de acordo com a vontade e ritmo estabelecidos por Deus.

Talvez você tenha chegado aqui nesses últimos dias, então: Seja bem vindo! É uma honra ter você aqui, mas quero que você entenda muito bem nosso propósito para estar convicto de que quer mesmo fazer parte dessa comunidade.

Para isso, quero estudar junto com você o texto tema da nossa comunidade, Mateus 5:13-16:

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.”

‭‭Mateus‬ ‭5:13‬ ‭

Vocês são o Sal. Repare que Jesus não nos deu opção “se quiserem ser”, nem um mandamento “sejam”. Ele afirmou, “vocês são”. Ser sal faz parte da identidade que você recebeu ao nascer de novo.

O Sal, na época de Jesus, tinha um propósito muito bem definido: conservar, evitar que algo se estragasse.

Assim, ao dizer que somos o Sal da Terra, Jesus está dizendo que é nossa missão impedir que o pecado se espalhe ou deteriore o local onde ele te colocou.

As formas que nós temos de fazer isso são:

  • Vivendo de forma íntegra e justa, demonstrando o caráter de Cristo
  • Proclamando a Palavra dele
  • Intercedendo

Mas o texto também diz que esse sal pode perder o sabor. Perdemos nosso sabor quando somos negligentes com a identidade de Sal, pois é assim que perdemos a capacidade de salgar.

Se perdemos a capacidade de agir na conversação do mundo, para nada servimos a não ser para sermos jogados fora.

Além disso, também precisamos prestar atenção na quantidade do sal. Comida com Sal demais fica intragável e com sal de menos fica insossa. Devemos ter a quantidade certa.

Provérbios diz que o homem sábio tem bom senso, ou seja, devemos buscar esse bom senso para não colocar sal de demais na vida do outro e nos tornarmos inconvenientes (não respeitando o processo na vida dos outros), mas também não colocarmos sal de menos e não fazer a diferença.

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.”

‭‭‭‭Mateus‬ ‭5:14‬-15‭

Nós também SOMOS Luz, ou seja, ser Luz também faz parte da nossa identidade e por isso, não podemos nos esconder.

Na Bíblia, a figura da luz está relacionada a revelação de Deus, ou seja, como Luz vamos revelar o Deus que seguimos. Por isso, o texto diz que ficaríamos em evidência, no alto do monte.

Enquanto Luz, nós iremos influenciar pessoas com nossa conduta e modo de vida. Nós temos a responsabilidade de manifestar Cristo.  

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” ‭‭Mateus‬ ‭5:16‬ ‭NVI‬‬

Nós estaremos em evidência, é a nossa Luz que vai brilhar, mas é Deus quem será glorificado, por isso, precisamos aprender a lidar com elogio, pois eles virão.

Temos que saber pegar todo incentivo que o elogio traz, mas precisamos transferir a glória à Deus, pois tudo é por ele e para ele.

Estudando esse texto fica evidente que nosso objetivo aqui é fazer Deus conhecido. Amamos tanto ao Senhor que queremos que ele seja glorificado onde quer que ele nos envie.

Então, somos mais que um grupo de devocional: Somos Sal da Terra e Luz do Mundo e juntos vamos transformar o mundo.

Clique para fazer download

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s