Olá pessoal, hoje quero falar um pouco com você sobre um texto conhecido como “a cura do paralítico” que está em Marcos 2:1-12. Esse texto fala sobre um episódio em que Jesus estava na sua casa pregando para uma multidão.
Repare só na simplicidade disso, ele estava em casa, falando da Palavra e uma multidão se ajuntava ali para ouvi-lo.
Quantas vezes nos preocupamos com estratégias para ganhar as pessoas não é? Mas o evangelho é muito simples, basta pregarmos a palavra, esse é o segredo para atrairmos as multidões.
O Texto nos conta que enquanto ele estava ali, 4 amigos chegaram carregando um paralítico. Podemos aprender pelo menos 4 lições muito valiosas com esses amigos e é isso que quero compartilhar com vocês hoje:
1. Mantenha à visão
Quem tem visão conhece seu destino e não se desvia do foco, independente do que aconteça. Nesse caso, o destino era levar aquele homem aos pés de Cristo e mesmo diante das dificuldades eles não desistiram. Isso porque quem tem visão não é um apontador de problemas, mas um solucionador. Eles não desistem diante dos obstáculos, mas procuram meios de vencê-los. Diferentemente dos 4 amigos, quem não tem visão reclama o tempo todo, porque só se preocupa com pequenas coisas e não focam no que realmente importa.
2. Seja persistente
Repare quantas dificuldades aqueles amigos enfrentaram. Eles tiveram que aguentar uma maca provavelmente feita de forma improvisada e com madeira pesada, tiveram que andar por um terreno irregular e ao chegar no destino encontraram uma multidão impedindo a passagem. Mas o diferencial deles foi que nesse momento, ao invés deles olharem para a multidão, eles olharam para o alto. É claro que não foi fácil, pois ao olharem para o alto o que eles viram foi o telhado. Eles teriam que quebrar o barro, tirar a madeira e as folhas, mas nada foi empecilho.
3. Permaneça em unidade
Perceba também a forma como aqueles homens tiveram que trabalhar juntos, eles precisavam de sincronia para descer a maca, um não podia ir mais rápido que o outro, nem tão pouco mais devagar, eles precisavam estar alinhados e trabalhar em conjunto, o que só foi possível, porque eles tinham uma mesma visão e cada um fez a sua parte naquele processo.
4. Tenha fé
O texto diz que vendo Jesus a fé deles… Jesus viu a fé de 5 homens ali, o paralitico e mais 4 amigos. Cristo olha para nossa fé quando trabalhamos juntos. Eles criam que Jesus poderia fazer algo por aquele homem e provaram isso com ações.
A Palavra diz que nossa fé sem obras é morta. Eles podiam ter orado por aquele homem, podiam ter deixado o homem ali no meio da multidão, podiam ter pedido alguém para chamar Jesus, ou podiam ter desistido, mas a fé os levou a romperem qualquer barreira.
Visão, persistência, unidade e fé colocaram aquele paralitico aos pés de Cristo. Quantos amigos nós temos que precisam de alguém para os levar aos pés de Cristo não é mesmo? Será que temos tido essas atitudes ao tentar levar as pessoas até Cristo? Ou, será que perdemos o foco no meio das tarefas diárias, desistimos diante das dificuldades, trabalhamos sozinhos e agimos sem fé? Com certeza não é fácil levar as pessoas até Cristo, mas é inesquecível ver o milagre acontecer.
Gostou do texto? Compartilhe com os amigos, um beijo e até mais.