Estudo: Capacete da Salvação

Efésios 6: 17

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 

Hoje nosso estudo fala sobre a recomendação de Paulo para que usemos o capacete da salvação. Mas porque o Espírito Santo usou o capacete como uma figura representativa da salvação?

Se o soldado romano não usasse seu capacete quando fosse lutar ele perderia sua cabeça. O capacete era algo usado para salvar a cabeça de um homem. De igual modo, se a salvação não estiver bem apertada ao redor da sua mente o inimigo irá decepar os inúmeros benefícios e bênçãos que você recebe com a salvação em Cristo.

A palavra salvação significa literalmente liberto. Precisamos usar o capacete da libertação em Cristo que envolve: cura, libertação de pecados, preservação mental e equilíbrio. A obra redentora de Cristo na cruz nos proporciona tudo isso. Entretanto, o que o inimigo deseja é construir fortalezas em nossa mente.

Em 2 Coríntios 10:4 o apóstolo Paulo diz: “As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.”

Mas, o que são fortalezas?

Fortaleza significa prisão. Como prisões intransponíveis, as fortalezas invisíveis estão enraizadas na mente e nas emoções te impedem de viver o que Deus tem para você. Te aprisionando.

Por exemplo, uma fortaleza de medo pode afetar sua vida dos seguintes modos:

  • O medo irreal da rejeição impedirá você de desenvolver relacionamentos saldáveis em sua vida;
  • O medo irreal de um casamento impedirá que você atue em seu relacionamento da forma como Deus pretendia; e
  • O medo irreal do fracasso impedirá que você obedeça a Deus e faça alguma coisa que valha a pena na sua vida.

A destruição de uma fortaleza exige 2 passos importantes. Primeiro é necessário arrependimento. O inimigo só age através de portas que foram abertas. Por isso, você precisa avaliar o que permitiu que essas fortalezas se levantassem em sua vida e se arrepender disso. Antes do arrependimento não há nada que Deus possa fazer por você. Depois de se arrepender você pode ordenar ao Diabo, em nome de Jesus, que libere sua mente e suas emoções.

Quando as fortalezas em nossa mente não são tratadas elas se tornam casos de opressão, quando uma força externa vem para dominar e manipular sua vida. O capacete da salvação (libertação em Cristo) é o que nos protege desses ataques em nossa mente.

Mas então, como “usar o capacete da salvação”?

2 Timóteo 1:7 diz: Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

A palavra equilíbrio no original significa “mente liberta”. Quando sua mente esta protegida e renovada pela Palavra de Deus você tem seus pensamentos salvos. Portanto, tome cuidado de proteger sua mente com a Palavra de Deus. Deus não quer que nenhuma área de sua vida pense como o mundo. Sua mente tem que pensar como uma mente controlada pelo Espírito Santo. Você coloca o capacete da salvação quando entende o que a salvação em Cristo trás para sua vida.  Os novos pensamentos começaram a transformar não apenas a maneira de pensar e falar, mas principalmente a maneira de agir. Assim, a sua mente será capaz de descansar na segurança dada por Deus e as áreas que o inimigo usava para atacar regularmente não serão mais atacáveis, pois estarão cheias das verdades irrefutáveis de tudo que é seu em Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s