Onde estou entre as 7 igrejas de apocalipse?

O livro de Apocalipse apresenta cartas destinadas para 7 igrejas. Muitos acreditam que estas cartas representam estágios da história da igreja. Entretanto, encontramos na “igreja de Cristo” hoje pessoas com características das 7 igrejas. As cartas apresentam elogios, críticas e instruções para alcançar promessas. No final de cada carta Jesus diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça”. Isso pode representar uma dificuldade das pessoas de se enxergaram dentro das críticas, o que as impede de seguir as instruções e, consequentemente, alcançar as promessas. Portanto, sugiro que você se auto-avalie e observe onde você se encontra.

Igreja de Éfeso (Apocalipse 2: 1-7): são pessoas que trabalham muito na obra. Não desanimam, mas perseveram. Entretanto, abandonaram o primeiro amor. Elas devem se arrepender e retornar ao que faziam no princípio.

Igreja de Esmirna (Apocalipse 2: 8-11): essas pessoas vivem em meio a perseguição, as cartas não apresentam nada contra elas, pois se alegram mesmo em meio ao sofrimento por causa de Cristo. Jesus as motiva a não terem medo e perseverarem.

Igreja de Pérgamo (Apocalipse 2: 12-17): essas pessoas tem muita fé, entretanto, aceitam a idolatria e a imoralidade em seu meio. Não há como viver Cristo aceitando práticas idólatras e cometendo atos imorais como prostituição, adultério, farra e bebedeiras. Jesus os chama ao arrependimento.

Igreja de Tiatira (Apocalipse 2:18-29): essas pessoas toleram falsos ensinamentos se tornando desobedientes e imorais. Jesus também os orienta ao arrependimento e diz para guardarem a fé e fazerem a tua vontade até o fim.

Igreja de Sarde (Apocalipse 3: 1-6): essas pessoas dizem que estão vivas, mas estão mortas. São aqueles que vivem de aparência. Cuja boca fala muitas coisas, mas o coração está longe do Senhor. A instrução é que eles acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morram completamente. Eles devem se lembrar do que aprenderam, obedecer e se arrepender. Caso contrário, serão surpreendidos pela volta de Cristo.

Igreja da Filadélfia (Apocalipse 3: 7- 13): essas pessoas perseveram na fé  e suportam o sofrimento com paciência. São obedientes e não se deixam enganar por Satanás. Jesus não aponta nada contra essas pessoas.

Igreja de Laodicéia (Apocalipse 3: 14 – 21): essas pessoas são mornas, estão em cima do muro. Elas pensam ser abençoadas, mas na verdade carregam muitos pecados. Elas são cegas e não enxergam que na verdade estão muito distantes. Jesus as orienta a levar as coisas do reino a sério, se arrependerem e começar a se relacionar com ele.

Posso contar aqui que já há algum tempo Deus tem ministrado em mim que eu estava como a Igreja de Éfeso. Precisava retornar ao primeiro amor adotando as minhas primeiras práticas. Percebi que quando me converti eu vivia na inteira dependência de Deus, mas que com o tempo fui achando que estava forte o suficiente para tomar conta de algumas coisas. Entretanto, Deus tem me levado ao arrependimento pela minha auto-suficiência e tem feito com que eu dependa unicamente dele novamente.

Espero que com esse texto você se auto-avalie, perceba onde tem errado e restaure o que foi perdido, a fim de alcançar suas promessas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s