Estudo: As lanças da oração

Em Efésios 6: 11 o apóstolo Paulo diz: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo”. Quando ele descreve a armadura de Deus em comparação com a armadura de uma soldado romano Paulo fala de 6 armas. Entretanto, a armadura do soldado romano tinha sete armas. Aparentemente, Paulo omitiu uma arma, a lança, mas como ele disse para nos revestirmos de toda armadura ele não deixaria que faltasse nada. Se lermos a continuação do texto veremos em Efésios 6:18 “orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. A nossa lança é a oração, pois, como já sabemos, ela também é uma arma contra os ataques de satanás.

Assim como o soldado romano tinha diferentes tipos de lança a bíblia também fala de diferentes tipos de oração. O novo testamento apresenta seis palavras diferentes para falar sobre oração.

Oração de Consagração: do original “proseuche”, utilizado por Paulo em Efésios 6:18. Essa palavra é formada por dois termos. O primeiro é “pros” que significa “face a face” e o segundo é “euche” usado para falar de um “sacrifício oferecido a Deus no altar” que simboliza uma pessoa inteiramente rendida a Ele. Portanto, é uma oração que a pessoa fica face a face com Deus e se oferece como sacrifício no altar.

Oração de Petição: do original “deesis”, que significa “um grito de socorro”. Esse termo é utilizado em Efésio 6:18 quando Paulo diz “perseverem na oração/deesis”. É uma oração para expor necessidades. Esse é o termo usado para descrever a oração que Jesus fez pedindo a Deus que o livrasse da cruz caso fosse possível. A pessoa que faz esse tipo de oração apela humildemente para Deus, expondo sua insuficiência diante de uma situação e a sua necessidade contínua de Deus.

Oração de Autoridade: do original “aiteo”, que significa “eu peço” ou “eu exijo”. Essa palavra foi usada por Jesus em João 15:7 “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” Nessa oração a pessoa sabe do que necessita e não tem medo de pedir com ousadia, pois está pedindo algo que está no coração de Deus. Quando permitimos que a Palavra de Deus se aloje em nós, nossa mente é renovada e assim oramos de acordo com a vontade do Pai. Portanto, “exigir” reflete a certeza de receberemos aquilo que pedimos mediante a comunhão com Deus.

Oração de Ações de Graça: do original “eucharia”, que significa “bons sentimentos que fluem livremente do coração como reação a alguma coisa”. Ela é usada principalmente para agradecer por alguma coisa ou alguém.

Oração de Súplica: do original “entigchano”, que significa “se deparar com uma circunstância ou com uma pessoa”.  A ideia é ir até Deus para desfrutar livremente da sua presença. É se deparar com a presença de Deus. Na oração de súplica, por intermédio do Espírito Santo, Deus derrama sobre nós o seu amor, nos enche de conhecimento e nos transforma.

Oração de Intercessão: do original “huperntuchano”, que significa “descer em favor de outra pessoa”, é uma das palavras mais raras ao se falar de oração. Ela aparece apenas uma vez no novo testamento, em Romanos 8:26, quando Paulo diz que o espírito intercede por nós. Portanto, quem faz a intercessão é o próprio Espírito Santo que habita em nós. É quando você não sabe sobre o que ou como orar e o Espírito te direciona. Para isso, precisamos admitir nossa total dependência de Deus.

Como visto, temos várias formas de orar. Mas com que freqüência devemos fazer isso? Efésios 6.18 diz: “ Orando em todo tempo”. Devemos orar durante todo o tempo, levar nossa mente em Deus e falar com ele em todos os momentos do nosso dia.

Assim, finalizando os estudos sobre a armadura de Deus quero deixar uma mensagem:

Não imposta qual seja o desafio que você vai enfrentar, sua vitória final depende de usar ou não as armas espirituais que Deus lhe concedeu.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s