Estudo: Parábola “Servo Obediente”

Oi gente, tudo bem? Hoje nós vamos fazer mais um estudo sobre as Parábolas de Jesus, essa parábola fala sobre o “Servo Obediente” e está em Lucas 17:7-10.

Jesus contou essa parábola para seus discípulos e retratou um situação óbvia no Oriente Médio acerca da maneira como agem senhores e escravos. Entretanto, para nós, essa relação não é tão clara, por isso devemos estudar um pouco mais para entender melhor.

Primeiramente, é preciso ressaltar que um servo no oriente médio oferece lealdade, obediência e muito trabalho ao seu senhor, o que lhe rende segurança e honra. Isso parece um pouco injusto na nossa sociedade atual, mas esse tipo de relacionamento era comum e aceito no contexto em que Cristo contou essa parábola.

O primeiro verso da parábola diz sobre um servo que trabalhou arduamente cumprindo toda sua obrigação e termina perguntando se aquele servo merecia algo, uma recompensa, por ter feito todo seu trabalho. Naquele contexto a resposta obviamente era “não”.

A ideia é: “O senhor deve algo ao seu servo porque ele executou as suas ordens?”. A resposta a essa pregunta era “não”.

Mais a frente Jesus compara esse mesmo tipo de relacionamento com o relacionamento entre Ele (Senhor) e os discípulos (servos).

Jesus estava dizendo aos discípulos que: “assim como os servos, eles também não deveriam esperar nada em troca pelo serviço realizado ao Senhor.”

Isso nos faz refletir sobre a motivação pela qual temos servido no reino de Deus.

“Servimos para ganhar?”

“Tendo servido a Cristo temos o direito de fazer reivindicações à Ele?”

A resposta para ambas as perguntas deve ser “não”. Não devemos fazer nada para o reino de Deus esperando recompensas. Fazemos porque nossa maior felicidade está em cumprir os planos de Deus para nós e isso deve nos bastar.

Não há nada que façamos que possa nos tornar dignos de alguma recompensa, pois nossa natureza é, por si só, corrompida. Apenas pela graça de Deus é que somos abençoados e não podemos adquirir a graça por um esforço pessoal, ela nos é dada mediante nossa fé em Cristo Jesus.

Resumindo alguns pontos aprendidos:

  1. O crente é um servo de Deus, sendo assim, espera-se obediência e lealdade dele ao Senhor;
  2. O servo trabalha para cumprir os planos de Deus e não por recompensa;
  3. Nada que façamos nos torna dignos de receber algo, apenas somos abençoados pela graça de Deus.

Concluindo, o servo fiel sabe que nada merece por aquilo que ele é ou pela forma que ele age. Ele cumpri seu chamado e sabe que não tem merecimento nenhum por isso. Obviamente, as dádivas do Senhor lhe são dadas imerecidamente e gratuitamente, pois o Senhor é misericordioso.

Então reflita sobre sua motivações, se necessário, peça ao Senhor que te ajude a corrigi-las e aprenda a servir à Deus sem esperar nada em troca, apenas assim, você receberá todos os galardões por Ele prometidos a você.

Um beijo e até mais!

Se você gostou, compartilhe esse com os amigos e ajude a divulgar nosso blog. 

Deixe um comentário