Como não causar escândalo

Oi gente, tudo bem? Hoje quero conversar com vocês sobre escandalizar. Não sei se isso aconteceu com você, mas durante minha vida cristã escutei conselhos para “esconder” determinadas coisas,  com a desculpa de que não deveria causar escândalo.

Isso me parecia uma grande hipocrisia, afinal, se estava “escondendo” era porque deveria ser errado e se era errado, Deus estaria vendo, logo eu não deveria fazer, ao invés de esconder. Quando questionava sobre isso a resposta que eu tinha era que apesar de não ser errado, levaria o outro a me julgar e assim, ele estaria pecando. Para evitar esse julgamento eu deveria “esconder” algumas coisas. 

Eu nunca concordei, mas aceitei durante muito tempo, até que resolvi estudar sobre o assunto. Vejamos exatamente o que Paulo  fala no texto em que faz essa referência: “E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo”. 1 Coríntios 8:13 

Primeiro, é preciso entender que Paulo estava falando sobre aspectos culturais. Alguns irmãos comiam carne consagradas à ídolos e outros não. 
O problema era que eles se julgavam por seus comportamentos, ao invés de se respeitarem e entenderem que cada um honrava a Deus de acordo com sua consciência. Paulo os adverte a não fazer as coisas desse modo, um não deveria julgar o outro. 

Os irmãos que não comiam as carnes consagradas, não o faziam, pois em seu coração a carne de alguma forma poderia corrompe-lo, o que ele não desejava. Já quem comia, o fazia porque reconhecia a soberania de Deus.  

Em nossa sociedade, alguns irmãos acham desonroso ir à igreja de bermuda, pois acreditam que devem honrar a Deus com o melhor e, para eles, as roupas são uma forma de darem o melhor ao Senhor. Outros irmãos, acreditam que podem ir aos cultos com bermuda, pois estão na casa do seu Pai e sendo assim, se sentem à vontade. Para esses, a honra não está nas roupas. Qual dos dois está certo? Os dois. Cada um honra a Deus à sua forma. Não existe nada explícito sobre isso na Bíblia, sendo assim,  cada um age de acordo com sua consciência e ambos devem se respeitar.

Entretanto, o irmão que usa bermuda deve usar calça comprida caso fosse visitar a igreja do outro irmão, pois, poderia influenciar alguém, em desacordo com sua consciência, a também usar bermuda. Esse irmão poderia pensar: “se ele pode usar bermuda, eu também posso”, mesmo tendo dúvida se aquilo seria uma desonra à Deus. Pois, se ele está em dúvida e escolhe correr o risco de desonrar e Deus, em seu coração, ele já pecou. 

Mas e se ele te perguntar se você usa bermuda? Você vai “esconder” isso? Vai dar um jeitinho de não falar a verdade? Sem mentir? rsrsrrs

Não, você vai explicar todas essas coisas e mostrar que não existe certo ou errado, mas que cada um age de acordo com a sua consciência e orientá-lo a seguir aquilo que o coração dele julga ser o certo a fazer. 

O original da palavra escandalizar usada por Paulo significa: fazer o outro pecar por repetir um ato seu, ou seja, se por ti imitar outra pessoa vai cair em pecado é melhor abrir mão daquilo, não fazer. Essa é a orientação de Paulo.

Em Cristo nós temos liberdade para fazer todas as coisas, cabe a cada um de nós julgar como usaremos essa liberdade. Se ela pode nos fazer pecar, não convém. Se ela faz nosso irmão pecar, também não convém. Era isso que Paulo estava dizendo quando falou em causar escândalo. Não tem nada haver com esconder algo de alguém. É abir mão de algo para o outro não peque contra Deus imitando a sua atitude.  

Podemos dizer que existe um limite para nossa liberdade, e esse limite está no amor ao outro. Por amor ao próximo, nós deixamos de ter certos hábitos ou atitudes que poderia  fazer aquela pessoa pecar ou que endureceria o coração dela para o evangelho.

Lembrando que escândalo é evitar que o outro peque imitando uma atitude sua e não evitar um julgamento.

Portanto, não causar escândalo é abrir mão daquilo que você pode fazer para que outro não peque por imitar uma atitude sua e você só faz isso por amor, é assim que não causamos escândalo.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s