10 características da Paternidade de Deus

Oi gente, tudo bem? Hoje vamos falar um pouquinho sobre “paternidade”. Acho que todo mundo sabe que Deus é “Pai”. Entretanto, acredito que poucas pessoas entendem de fato o que isso significa.

Dias atrás eu li a seguinte frase: “Seu relacionamento com Deus deve ter a mesma liberdade de um relacionamento de pai e filho”, essa frase mexeu bastante comigo, pois eu não sei como é essa liberdade. Cresci em um contexto mais distante dos meus pais, nunca tive muita liberdade para falar o que queria ou sentia e acredito que a grande maioria das pessoas da minha geração também não. Creio que isso seja reflexo do relacionamento que eles tiveram com nossos avós, que era ainda mais fechado. Tudo isso tem confrontado meu coração e por isso, tenho estudado sobre. Então, hoje quero compartilhar 10 características da paternidade de Deus. O texto que vamos usar como base, é a Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15: 11-32).

Vou enumerar e comentar cada uma das características da paternidade de Deus que conseguimos perceber nessa parábola:

  1. DEUS PAI NOS AMA INCONDICIONALMENTE

O Pai nessa parábola demonstra um amor enorme para com o filho quando esse retorna para casa, independente de tudo que ele tinha feito. Assim é Deus, o amor dele para conosco não está condicionado as nossas atitudes, ele nos ama independente do que façamos.

2. DEUS PAI É ABRIGO

Sabe aquele momento em que dá tudo errado… Pra quem você liga pedindo socorro? Deus Pai deve ser essa pessoa. Quando não tinha mais saída, o filho se lembrou do Pai. Da mesma forma, nós devemos ter Deus como aquele Pai que está sempre pronto à nos socorrer. O Pai quer ser nosso refúgio.

3. DEUS PAI NOS ACEITA

Deus Pai não está preocupado se desperdiçamos tudo que ele nos deu, ou se não fomos gratos, Ele só nos quer por perto e por isso, quando demonstramos arrependimento Ele simplesmente nos aceita, exatamente como estamos, ele não espera que estejamos “perfeitos” para chegarmos perto dele.

4. DEUS PAI NOS DÁ AFETO

O Pai recebeu o filho pródigo com beijos e abraços, nosso Pai é carinhoso conosco e demonstra todo seu afeto.

5. DEUS PAI NOS ADMIRA

Deus se admira conosco, fica orgulho. Na parábola, o Pai diz: “Meu filho estava morto e agora vive”, orgulhoso da decisão do filho de voltar para casa. Deus vibra com nossas conquistas, quando vamos atrás dos nossos sonhos e quando cumprimos os propósitos Dele.

6. DEUS PAI NOS DA ABUNDÂNCIA

Logo que o filho chega, o Pai manda trazer a melhor roupa e colocar um anel no dedo do filho. Deus quer dar o melhor dessa terra aos seus filhos e nós podemos tomar posse disso.

7. DEUS PAI É NOSSO AMIGO

Esse é um grande desejo de Deus, que sejamos amigos dele, a fim de compartilhamos com ele tudo que está em nosso coração ou que tem acontecido em nossa vida.

8. DEUS PAI TEM UMA ALIANÇA CONOSCO

Repare que logo que o filho chega, o Pai lhe dá um anel. O anel que Deus nos dá tem o brasão do Leão da Tribo de Judá, com ele, Deus demonstra nossa aliança e nos reveste de poder e autoridade.

9. DEUS PAI NOS DÁ ALIMENTO

Na parábola, o Pai manda matar um novilho gordo para o filho. Deus nos supri todas as nossas necessidades essenciais.

10. DEUS PAI COMPARTILHA CONOSCO SUA ALEGRIA

A parábola termina em festa, Deus Pai adora uma comemoração, é um Deus alegre e feliz. Portanto, nos quer da mesma forma, alegres e felizes, o Pai quer comemorar conosco em todos os momentos da nossa vida.

Agora reflita sobre essas características: Quais delas você ainda não consegue enxergar em Deus?

Para terminar quero fazer uma breve reflexão sobre o outro filho, o que esteve sempre ao lado do Pai e ficou bravo quando viu toda a festa que o Pai estava preparando para o irmão. Repare no que o Pai falou para ele: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.” Lucas 15:31

Esse filho sempre esteve junto com Pai, tudo que o Pai tinha era dele, mas ele nunca usufruiu da PATERNIDADE daquele Pai e por isso, ficou tão irritado ao ver outro usufruindo de tudo aquilo.

Eu não quero ser esse filho, que apensar de perto, não usufrui da paternidade de Deus.

Espero que você também não, então busque reconhecer esse Pai e desenvolva um relacionamento LIVRE com ele.

Gostou do texto? Compartilhe com os amigos. Um beijo e até mais…

2 comentários em “10 características da Paternidade de Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s