Fiel até morte

Olá pessoal, hoje eu quero conversar um pouco com vocês sobre “perseguição religiosa”, uma realidade que infelizmente muitos irmãos nossos vivem. A ideia é agente refletir um pouco, fazer uma auto-avaliação sobre nossa vida com Cristo e aprendermos algumas lições com nossos irmãos que sofrem perseguição. Para isso, vou fazer um paralelo entre a Igreja de “Esmirra”, citada pelo apóstolo João no livro de Apocalipse, e a Igreja da “Coréia do Norte”, país número 01 em perseguição religiosa desde 2002.

O livro de Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João quando ele estava preso na ilha de Patmos. Segundo a Bíblia, o apóstolo foi arrebatado e recebeu orientação do próprio Jesus para escrever 7 cartas, uma para cada igreja (região) do império romano. Uma dessas igrejas era a igreja de “Emirra”, uma cidade muito rica, cujo governante, Domiciliano, se achava um deus. Como os cristãos se recusavam a adorá-lo, ele os perseguia.

A Coréia do Norte hoje é o país mais fechado do mundo. As informações são controladas e as pessoas não têm acesso à internet. O governo é exercido pela dinastia Kim e o governante do país é tido como um deus. Desde crianças, os norte-coreanos, são ensinados a adorá-lo. Qualquer manifestação do cristianismo é extremamente proibida. As crianças são ensinadas a denunciarem seus pais caso os vejam orando ou lendo o livro preto (Bíblia). Quando algum cristão é descoberto, ele é morto ou enviado aos campos de trabalho forçado para uma “reeducação”. Uma realidade parecida com a realidade vivida pela igreja de Esmirra.

O texto que vamos estudar hoje é Apocalipse 2: 8-11. Ressaltei seis pontos para refletirmos:

1º) A forma como Jesus se apresenta

“Esta é a mensagem daquele que é o Primeiro e o Último, que esteve morto mas agora vive.”Apocalipse 2:8

Jesus se apresenta como aquele que foi morto e ressuscitou. Essa carta foi escrita para cristãos perseguidos, muitos dos quais seriam mortos. Jesus se apresenta a eles, como aquele que venceu a morte. Ele faz isso porque Cristo se apresenta a cada um de nós da forma como nós precisamos, a fim de que tenhamos esperança.

2º) A forma como Jesus se identifica 

Conheço suas aflições…”Apocalipse 2:9

Ele diz que “conhece” às aflições que eles passavam. Esse conhecer é muito profundo. Porque é o “conhecer” de quem já passou por aquilo. Jesus nunca nos pede para que passemos por algo que ele já não tenha vencido. Jesus sabe que é possível ser obediente até a morte.

 3º) A forma como Jesus encoraja 

Não tenha medo do que está prestes a sofrer.” Apocalipse 2:10

Essa era uma carta de encorajamento. Jesus não tinha nenhuma crítica a fazer para a igreja de Esmirra, então a encorajou. Entretanto, Jesus afirmou que eles iriam sofrer. Como encorajar alguém dizendo que ela vai sofrer?

A igreja de Esmirra talvez quisesse ouvir que o sofrimento passaria, que não seriam mais pobres e que a perseguição iria cessar. Mas não era aquilo que a igreja de Esmirra precisava ouvir. Deus nos encoraja quando nos fala exatamente o que precisamos ouvir. Os cristãos de Esmirra tinham que saber que precisavam ser fiéis até a morte e é isso que Jesus fala à Igreja, pois Deus não está preocupado com o nosso conforto, ele está preocupado em nos fazer igual a Cristo, nem que para isso tenhamos que morrer. Existem coisas que nos precisamos sofrer para sermos desenvolvidos a estatura do varão perfeito. Talvez nós nunca tenhamos a estabilidade financeira que desejamos, o cargo que queremos conquistar, ou a cura que precisamos, porque Deus sabe de tudo que nós precisamos passar para nos tornar parecidos com Cristo.

4°) A forma como Jesus testa

“… O diabo lançará alguns de vocês na prisão a fim de prová-los…” Apocalipse 2:10

Prová-los do original, “testados quanto à lealdade, opinião e caráter”.

  • Lealdade: testados em relação ao que cremos

Na Coréia do Norte, nossos irmãos são testados quando precisam cavar suas próprias covas, onde serão enterrados vivos. Durante todo o dia, enquanto cavam, eles escutam que caso adorem ao Kim, sua morte pode ser evitada. No Brasil, somos testados, por exemplo, quando tem oportunidade de dar um “jeitinho” nas situações para obter algum tipo de benefício (dá até um pouco de vergonha de fazer essa comparação rsrsr ).

  • Opinião: testamos em relação à convicção sobre o que somos e em quem cremos

Na Coréia do Norte, nossos irmãos são testados quando são xingados e humilhados (burro, estúpido, animal, prostituta, vadia, lixo, estrume) e quando confrontados (que Deus é esse que de deixa sofrer aqui?). No Brasil somos testados quando somos exortados, não somos elogiados, não temos a oportunidade que desejamos, não recebemos a benção que tanto esperamos.

  • Caráter: testados quanto ao seu modo de viver agir e pensar

Na Correia do Norte, nosso irmãos são testados se tem o caráter de Cristo que ama seus perseguidores, ora por eles e até prega quando possível. No Brasil somos testados quando somos “injustiçados” e “caluniados”. Se clamamos por justiça ou por misericórdia?

Acho que em comparação aos nossos irmãos norte-coreanos, por muito menos, somos reprovados quando testados e nem estamos na prisão.

5º) A forma como Jesus motiva (10 dias)

“e vocês sofrerão perseguição durante dez dias” Apocalipse 2:10

Até as mais terríveis das aflições, vai passar. O sofrimento, não importa qual seja, vai passar. Por isso, nosso foco deve ser no eterno. Jesus fala para a igreja de Esmirra que conhecia a pobreza deles, mas que eles eram ricos. Porque esses irmãos, assim como nossos irmãos norte coreanos, juntavam riquezas no céu. Nossa riqueza não tem haver com o que temos nesse mundo, mas com o Jesus pensa a respeito de nós.

6ª) A forma como Jesus recompensa 

“Ser fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Apocalipse 2:10

A recompensa daqueles que permanecem fieis é a vida eterna, desfrutando da plenitude de Deus.

Toda essa carta é um convite a auto-reflexão e arrependimento, sobre nossa vida, nossa forma de servir, nossas reclamações e sobre a disposição em nosso coração. Se você se sentiu constrangido, assim como eu, peça perdão e Deus e siga um cristianismo diferente a partir de agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s