“Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” Romanos 12:1
Paulo, começa esse texto dizendo que nós devemos nos oferecer a Deus, ou seja, absolutamente tudo em nós deve estar nas mãos de Deus para que ele use e molde como quiser.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Depois, ele completa que nós devemos renovar nossa mente para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Essa vontade é aquilo que Deus sonha para nossa vida e nós só vamos conseguir experimentar isso se mudarmos nossa mente em relação a forma que nós olhamos para nós mesmos. É isso que Paulo fala no verso seguinte.
“Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” Romanos 12:3
Paulo aqui está dizendo sobre a forma como devemos nos ver, tendo uma visão real de si mesmo, nos olhando de forma equilibrada, ou seja, com um conceito certo de nossa identidade.
“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Romanos 12:4-5
Em seguida, Paulo nos lembra que somos muitos, que somos diferentes entre si, mas que somos corpo, ou seja, devemos ter unidade e que, apesar da nossa diferença, não existe nenhum mais importante que o outro, mas que devemos trabalhar em conjunto para o bom funcionamento do corpo, ou seja, para edificação da igreja de Cristo. Sendo assim todo nosso foco deve estar no outro e não em nós mesmos.
Após dizer tudo isso Paulo apresenta a lista de Dons:
“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12:6-8
Imagine uma pessoa de cada dom visitando alguém que se acidentou num hospital, vejamos como cada um iria reagir:
• Profeta: precisamos entender porque vc está assim. O que Deus está querendo te ensinar.
• Servo: passei na sua casa arrumei tudo e comprei um livro pra você ler enquanto estiver aqui.
• Mestre: li tudo sobre essa enfermidade e vou te explicar tudo.
• Encorajador: vim aqui pra te alegrar um pouco, vamos conversar bastante.
• Doador: vim ver se estão precisando de mim para algo.
• Líder: fica tranquilo que já resolvi tudo na sua empresa enquanto você estiver fora: fulano vai fazer isso, beltrano aquilo…
• Misericordioso: segura na mão minha mão que eu vou cantar pra você.
Cada um reage de uma maneira diferente na mesma situação e cada um é importante dentro da missão que Deus deu a cada um.
Agora vejamos alguns exemplos bíblicos e características de cada dom.
PROFETA
Exemplo: Elias
“Ora, Elias, de Tisbe, em Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”. 1 Reis 17:1
Elias foi um homem corajoso, porque sabia que estava embaixo da palavra de Deus. Elias não teve uma revelação de que tinha que fazer parar de chover ele tinha convicção dos princípios de Deus. O que Elias fez foi proclamar o princípio da palavra. Deuteronômio dizia que a idolatria vazia com que os céus virassem bronze.
“O céu sobre a sua cabeça será como bronze; o chão debaixo de vocês, como ferro.” Deuteronômio 28:23
Depois disso Elias não orou por chuva. Primeiro ele restaurou o altar do Senhor. O povo se voltou para Deus, Elias matou os profetas e aí ele chorou para Terra ser curada.
Outro exemplo é Paulo que corrigiu Pedro e se recusou a seguir viagem com João Marcos.
Normalmente, o profeta é um homem aguçado na palavra. Ele consegue discernir as situações e é bom de confronto. Sendo que ele tem o objetivo de fazer as pessoas voltarem a retidão e cumprirem seu propósito. O problema é que quando as coisas não acontecem como eles querem eles podem se frustar e até adoecer por causa disso. Foi o que aconteceu com Elias que se escondeu na caverna.
Características
• Certo é certo
• Toma iniciativa
• Expressivo
• Gosta de coisas novas
• Rápido
• Processa tudo rapidamente
• É ousado
• Precisa de meta
• Gosta de ter objetivos de vida
• É generoso
• Tende a ser visionário
• Independente
• Competitivo
• Honesto
• Transparente
• Intolerante com hipocrisia
• Duro consigo mesmo
• Gosta de ver sentido em tudo
• Insensível
• Gosta de excelência
• Revolvedor de problema
• Gosta de tempo sozinho
MESTRE
Exemplo: Lucas
O mestre é aquele que precisa validar a verdade para ensinar. O mestre gosta de situar as pessoas sobre um acontecimento e é apegado aos detalhes. O evangelho de Lucas é o mais detalhista dos 4. Lucas se preocupou em fazer um estudo minucioso pra registrar a vida de Jesus.
“Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre nós, conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra. Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.” Lucas 1:1-4
Outra característica do mestre é a lealdade. Paulo diz:
“pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia e Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.” 2 Timóteo 4:10-11
Todos haviam abandonado Paulo, menos Lucas.
O mestre é aquele que vai zelar pela palavra mas tem que tomar cuidado com a religiosidade. Precisa entender que Deus não se limita a sua metodologia.
Características
• Ama o conhecimento
• Gosta de detalhes
• Toma decisões lentamente
• Precisa ter certeza, não é impulsivo
• Seguro emocionalmente
• Tende a ser guiado pela cabeça
• É paciente
• Aponta vários caminhos
• Gosta de teologia
• Gosta de pesquisas
• Bom senso de humor
• Irônico
• Tende a alimentar mais a mente que o Espírito
• Não gosta de dar responsabilidade para outros
• Pode ter que lutar contra o orgulho intelectual
ENCORAJADOR
Exemplo: Barnabé
Encorajar significa dar ânimo: aquele que chama/convoca pra perto a fim de cumprir uma missão.
Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus. Atos 9:27
O encorajador tem o poder de influenciar, de fazer as pessoas o seguirem. Ele consegue se conectar com muitas pessoas e direcionar essas pessoas.
“Quando chegou lá e viu como Deus tinha abençoado aquela gente, Barnabé ficou muito alegre. E animou todos a continuarem fiéis ao Senhor, de todo o coração. Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muitos se converteram ao Senhor.” Atos 11:23-24
Um perigo para o encorajador é a sedução dos aplausos.
Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.
Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar. (Gálatas 2:12,13)
Características
• Tem a capacidade de atravessar todo tipo de barreira e se relacionar bem com as pessoas
• É sociável
• Quer alcançar o mundo todo
• Gosta de estar perto das pessoas
• É extrovertido
• É prático
• Consegue mobilizar pessoas
• Gosta de trabalhar em equipe
• Não tem medo do novo
• Pode parecer superficial
• Tenta persuadir
Servo
Exemplo: Ester
Jesus disse que maiores aquele que servia (Lucas 22: 24-29) porque o foco de quem serve sempre é honrar à Deus.
Ester era uma refugiada de guerra. Levada como prisioneira de guerra para babilônia, que depois foi conquistada pela Pérsia. Ela era órfão e foi criada por Mordecai. Um dia ela participou de um concurso de miss, inscrita por Mordecai.
“Hegai gostou dela, e ela conquistou a simpatia dele. Imediatamente ele começou a providenciar para ela o tratamento de beleza e a comida especial. Arranjou sete das melhores empregadas do palácio para cuidarem dela e colocou Ester e as empregadas nos melhores quartos do harém.” Ester 2:9
Ester agradava a todos, essa é uma característica do servo. O servo trabalha nos bastidores e não gosta de aparecer.
“Naqueles dias Mordecai, fazendo o seu serviço no palácio, ficou sabendo que Bigtã e Teres, dois eunucos que eram guardas no palácio, estavam zangados com o rei e planejavam matá-lo. Aí Mordecai contou isso à rainha Ester, e ela disse ao rei o que Mordecai havia descoberto.” Ester 2:21-22
Ela foi contar ao rei que tramavam contra a vida dele, mas deu a glória a Mardocai.
Ester também foi corajosa e estava disposta a dar sua vida pelo outro. Ela entendeu que o chamado dela era proteger os outros, ou seja, foco total no outro.
Um perigo para o servo é o Espírito de vitimização. Ester, por exemplo, achou que não tinha condição de falar com o rei (Ester 4:11).
O reinado de Ester deu condição para Mordecai ganhar destaque.
“Todas as grandes e maravilhosas coisas que Xerxes fez e também a história completa de como colocou Mordecai num alto cargo do seu governo, tudo isso está escrito nos livros da História dos Reis da Média e da Pérsia. O judeu Mordecai ocupou a mais alta posição do reino, logo abaixo do rei Xerxes. Mordecai era admirado e estimado por todos os judeus. Ele fez tudo o que pôde pelo bem-estar do seu povo e pelo progresso da sua raça.” Ester 10:2-3
Características
• Prático
• Busca resolver as necessidades
• Tem dificuldade em dizer não
• Tem dificuldade de receber afirmações e elogios
• Não gosta de chamar atenção
• Tende a ver o melhor nos outros
• É Leal
• Custa a ficar irritado
• Gosta de guardar as coisas
• Honesto
• Trabalhador
• Muitos tentam o diminuir a fim de te desviar da sua identidade
• Não gosta de chamar atenção
• Tem facilidade para oração/ interseção
Líder
Exemplo: Neemias
O líder é aquele que pensa muito rápido.
Quando o rei perguntou a Neemias o que ele queria, Neemias já tinha respostas e orientações na ponta da língua.
“O rei perguntou: — O que é que você quer? Eu orei ao Deus do céu e depois disse ao rei: — Se o senhor está contente comigo e quiser atender um pedido meu, deixe que eu vá para a terra de Judá a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados estão sepultados. Aí o rei, tendo a rainha sentada ao seu lado, concordou com o meu pedido. Ele perguntou quanto tempo eu ficaria fora e quando voltaria. E eu disse. Então pedi ao rei um favor: que me desse cartas para os governadores da província do Eufrates-Oeste, com instruções para que me deixassem passar até chegar à região de Judá. Também pedi uma carta para Asafe, o guarda florestal do rei, mandando que me desse madeira para fazer os portões da fortaleza que protege o Templo e para fazer as muralhas da cidade e a casa onde eu iria morar. E o rei me deu tudo o que pedi, porque Deus estava comigo.”
Neemias 2:4-8
O líder é aquele que divide bem as tarefas. Ele olha as necessidades e define quem faz o que, sempre orientado na tarefa.
No caso de Neemias, ele tinha a tarefa de reconstruir os muros de Jerusalém e para isso, definiu que cada um trabalharia no muro em frente da sua casa, independente da profissão, ou especialização de cada um.
O líder também consegue trabalhar sob pressão e por ser focado nas tarefas pode se esquecer das pessoas. Por exemplo, se uma pessoa não está dando certo, ele simplesmente substitui a pessoa porque a tarefa é mais importante. Diferente do encorajador que foca nas pessoas, o líder foca na missão.
Outro exemplo é Salomão. Salomão focou em construir o templo, mas ficou tão focado na missão dele que se perdeu em sua vaidade. Então esse é outro ponto que o líder precisa tomar cuidado
Características
• Gerência bem o tempo
• Distribui bem a tarefa
• É leal
• Implementador
• Assume problemas
• Concentra-se na tarefa
• Não perde o foco
• Gosta de diversidade
• Falta sensibilidade
• Pode ter problemas com a ética
Misericórdia
Exemplo: Davi
A pessoa com dom de misericórdia é focada na adoração. Essa pessoa busca por um relacionamento profundo com Deus e anseia que outras pessoas também experimentem isso.
Davi estava sempre focado em adoração, para qualquer situação da vida dele, ele escrevia um salmo: quando era perseguido, ele escrevia salmo; quando pecava, ele escrevia salmo; quando estava alegre, ele escrevia salmo; quando estava triste, ele escrevia um salmo.
Uma das suas maiores tristezas é quando as pessoas não correspondem a adoração. Davi se entristeceu quando ele entrou dançando em adoração à Deus e sua esposa Mical não estava adorando também (2 Samuel 6:16-23) e a Bíblia diz que ele nunca tiveram filhos, provavelmente porque Davi não se relacionou sexualmente com ela depois disso.
Pessoas com dom de misericórdia são envolvidas com a arte e conseguem conectar outras pessoas à Deus por meio delas.
Essas pessoas não querem magoar os outros e por isso, tem dificuldade de confrontar porque tem medo de ferir os outros, assim, podem acabar sendo omissos.
Davi se omitiu quando Amnom estuprou Tamar e quando Absalão matou Aminon.
Características
• Respeitável
• Gosta de contato físico
• Não gosta de mudanças
• Indeciso
• Gosta de agradar todo mundo
• Gentil
• Teimoso
• Dificuldade de confrontar
• Quer afastar os outros da dor
• Pode ter problemas com paternidade
DOADOR
Exemplo: Abrão
Aquele que recebe uma visão de Deus e disponibiliza recursos para que esse projeto vá em frente e atinja outras gerações. Da de si mesmo e da seus recursos. Acredita que precisa ser um bom mordomo das coisas que Deus te deu. Abraão, largou tudo pra ir atrás da missão de Deus.
“Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.”
Gênesis 12:1
Abraão também tinha habilidades de multiplicar tudo que ele tinha. O doador faz muito network (relacionamento de negócios).
Seu propósito é na posteridade, não no aqui e agora. Quem faz isso muito bem são os empresários.
Entretanto, o doador deve tomar cuidado com o medo e controle. Medo de não conseguir e, por consequência, querer assumir o controle, deixando Deus de lado.
Abraão tinha medo de não conseguir. Levou Ló junto com ele enquanto deveria ter deixado toda sua parentela e aceitou se deitar com Hagar para ter descendência.
Características
• Acolhedor
• Independente
• Gosta de privacidade
• Da com sabedoria
• Prático
• Persuasivo
• Gosta de ter controle sobre as coisas
• Acolhedor
• Não gosta de pedir ajuda
Gosta de aproveitar todas as oportunidades
Click aqui para fazer o teste e identifique seus dons.
Nossa como eu gostei da leitura e principalmente das explicações
Obg por clarear mais ainda minha mente
CurtirCurtir