No secreto

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” Mateus 6:6

Esse texto faz parte do que chamamos de “sermão do monte”, quando Jesus ensina a respeito de diversas situações do dia a dia (felicidade, ódio, vingança, caridade e outros). Em Mateus 6.6 ele esta fazendo referência a oração.

No início do versículo Jesus nos aconselha a entrar no quarto e fechar a porta. Entendo este conselho como sendo uma orientação para nos desligarmos de tudo. Entrar no quarto e fechar a porta é reservar um momento unicamente seu e do Senhor. O lugar propriamente dito não é tão importante, pode ser um quarto, ou qualquer outro lugar, o importante é que você consiga se desligar de tudo e se concentrar unicamente em Deus. Fechar a porta é fechar a entrada de tudo que possa roubar sua atenção do Senhor.

secreto

Ter um lugar e um horário para esses encontros facilita que eles entrem na sua rotina e que se tornem um hábito, mas isso não garante que você entre no que chamarei de “lugar secreto”.

Logo depois de fechar a porta, Jesus nos orienta à orarmos ao nosso Pai que está no secreto. Então, existe um “lugar secreto” onde Deus está pronto para te ouvir. Desse mesmo lugar Deus consegue te ver no secreto, ou seja, consegue ver seu coração.

Assim, o “lugar secreto” é um lugar de encontro com Deus, onde você permite que ele acesse seu coração e, consequentemente, você acessa o coração dele.

2000px-Interlaced_love_hearts.svg

Jesus termina dizendo que porque “Deus consegue ver o seu coração” você será recompensado. Ser sincero com o Senhor gera em nós transformação e maturidade espiritual, essa é a recompensa prometida por Jesus.

Desta forma, vou tomar a liberdade de reescrever o versículo acima:

Mas quando você for orar, vá para um lugar onde você consiga se desligar de tudo e se ligar à Deus, ore a seu Pai, mostre pra ele quem você é na sua privacidade, assim, você vai conseguir acessar o coração de Deus e isso te trará maturidade e crescimento espiritual.

Então, você acessa o “lugar secreto” (conecta seu coração ao coração de Deus), quando permite que ele veja o seu interior. Quando você entra no “lugar secreto” Deus se coloca bem na sua frente para escutar com sinceridade quem você é!

Os momentos de comunhão e oração em conjunto são importantes e tem finalidades muito claras na palavra do Senhor, mas nada substitui o “encontro no lugar secreto”. Um dos maiores desafios da vida cristã esta na nossa privacidade e por isso devemos expor a Deus o que enfrentamos no nosso interior.

ben-white-170383-2-1024x684

Tenho aprendido que caminhar com Deus exige acessar o “lugar secreto” diariamente. Uma vida religiosa, de igreja toda semana, não basta para desenvolvermos intimidade com Deus. Os encontros coletivos, para celebração e adoração, devem refletir os momentos que você teve com o Ele ao longo da semana.

Você frequenta o “templo” para adoração e louvor, mas intimidade e relacionamento você desenvolve no seu quarto, quando fecha a porta e deixa Deus te ver.

Portanto, não tenha medo, deixe um espaço reservado, defina um horário e entre no “quarto”. Se exponha para Deus diga como tem se sentido, fale sobre o que te triste, conte o que pensa sobre algumas pessoas, faça petições, suplique perdão e clame por transformação. O Deus que vê o seu secreto vai te recompensar por isso.

Deixarei aqui o link de uma palavra do Pastor Carlito Paes (Igreja da Cidade), “O poder do lugar secreto” para que nos auxilie nessa caminhada.

Gostou? Deixe um comentário. Compartilhe conosco uma experiência sua no “lugar secreto”. Até mais…

2 comentários em “No secreto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s