Como nos preparar para um relacionamento sadio

Semana passada, eu compartilhei aqui algumas práticas que tive durante o namoro e que me ajudaram a desenvolver um relacionamento saudável (clique aqui para ler). Eu comecei dizendo que, antes de namorar, Deus precisou tratar algumas coisas em minha vida e que tive que firmar minha identidade em Cristo. Antes de termos um relacionamento a dois saudável é preciso ter uma vida saudável. Não adianta entrar em um relacionamento ainda precisando passar por transformações e tratamentos individuais, pois certamente será muito mais difícil ou impossível manter o namoro. É claro que muitas coisas serão tratadas dentro do relacionamento, mas algumas características precisam ser tratadas antes, a fim de que você consiga se relacionar bem com o outro. Por isso, o tema do nosso texto hoje é “como nos preparar para um relacionamento sadio”. Eu vou enumerar algumas características que me ajudaram a firmar minha identidade em Cristo. Essas características, para mim, foram fundamentais e por isso, acredito que elas podem te ajudar a se preparar melhor.

Quem eu sou em Cristo?

  1. Eu sou amada

Muitas pessoas buscam o amor em um companheiro, mas precisamos entender que, o maior amor que iremos receber nessa vida vem de Deus e esse amor deve nos bastar. Todas as pessoas vão falhar com você em algum momento, não porque não te amam, mas porque somos todos corrompidos. Quando o amor de Deus é suficiente para suprir todas as nossas carências e fazer com que nos sintamos amados, conseguiremos superar qualquer tipo de desilusão com o outro, seja uma briga, um defeito, uma palavra dura, ou qualquer outra coisa. Enfrentar tudo isso sabendo que você é amado, que tem um pai que cuida de você e te protege é bem mais fácil.

  1. Eu sou feliz

Costumeiramente, as pessoas também procuram a felicidade em outras pessoas, isso pode fazer com que criemos uma grande expectativa em alguém que é falho e que, como disse anteriormente, em algum momento pode nos decepcionar. Nossa alegria deve vir do Senhor, por ser amado por ele, por viver os propósitos de Deus, por estar na sua presença. O que o seu par acrescentar em sua vida é algo a mais, porém não essencial para que você seja uma pessoa feliz.

  1. Eu sou aceito

Eu não sei você, mas eu já cometi e ainda cometo muitos erros. Por isso, muitas pessoas podem te acusar e apontar defeitos como sendo algo insuportável. Mas Deus te aceita do jeito que você é. Aquilo que precisa ser mudado, tratado e transformado virá Dele, pela ação do Espírito Santo e você se tornará aquilo que Deus espera. Veja quem você é, se aceite e se permita viver a transformação que Deus tem para você. Mas saiba que você é aceito por Deus e sendo assim, não precisa viver embaixo de nenhuma acusação.

  1. Eu tenho prioridades

Nós fomos criados com qualidades, dons e talentos para um objetivo específico, exercer uma função no reino. Portanto, por mais que você tenha planos e metas, seu “chamado” deve ser prioritário em sua vida. É comum muitas pessoas começarem a namorar e então colocarem os planos pessoais (casamento, festas, viagens, casa e etc) na frente dos planos de Deus. Assim, é importante conhecer as prioridades para sua vida e não abrir delas.

  1. Eu amo mais a Deus

Talvez essa seja a característica mais importante a ser firmada em sua vida. Você não pode amar mais a nenhum homem ou mulher do que a Deus. O “amor a Deus acima de todas as coisas” vai te ajudar a manter um relacionamento de acordo com os princípios estabelecidos pelo Senhor. Muitos ostentam um namoro santo, mas só se mantém assim por falta de oportunidade. Agora, quando você ama a Deus acima de todas as coisas você não vai arriscar perder sua comunhão com Ele por nada.

Essas foram algumas coisas que Deus tratou comigo. Com você pode ser completamente diferente. Talvez Deus precise trabalhar a humildade, o egoísmo, o medo, a honestidade, a paciência e diversas outras coisas. Então, o que eu sugiro é que “no secreto” você busque em Deus aquilo que precisa ser tratado antes de se envolver com alguém. Deus é fiel e ele se alegra com casamentos e famílias saudáveis. Então, se você buscar nele, eu sei que ele vai te ajudar e no tempo certo seu príncipe te encontrará!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s