Estudo: “Quem é o Espírito Santo?”

Em uma pesquisa, que fiz na nossa página, perguntando qual tema mais interessante para estudos o tema “Espírito Santo” foi o mais apontado. Então, hoje iniciaremos alguns estudos sobre esse tema. Acompanhe nosso blog semanalmente para saber mais 😉

Para nosso primeiro estudo, escolhi iniciar respondendo a uma pergunta: “Quem é o Espírito Santo?”.  Sugiro que tenha uma bíblia em mãos para consultar os diversos textos apontados aqui.

Nas escrituras o Espírito Santo é identificado como a terceira pessoa da trindade. Entretanto, não podemos confundir tudo e colocar ele no terceiro lugar numa hierarquia entre Ele, Deus e Jesus. Os três são um, sem nível hierárquico e, sendo assim, sem graus de importância. É como a água. Na natureza, nós encontramos água em três estados: sólido, líquido e gasoso. Entretanto, independente do estado são o mesmo elemento. Os três elementos da trindade são assim, formas diferentes de se expressar o mesmo Deus.

O Espírito Santo não é uma força ou influência, mas sim um ser pessoal. Não que ele tenha uma forma física, mas sim características pessoais, entre elas:

  • Ele fala (Mateus 10:20; Atos 8:39; Atos 10:19-20; Atos 13:2)
  • Ele ensina (Lucas 12: 11-12; João 14:26; I coríntios 2:13)
  • Ele conduz e guia (João 16:13 e Romanos 8:14)
  • Ele intercede (Romanos 8: 26 – 27)
  • Ele dispensa dons (1 Coríntios 12: 7 -11)
  • Ele chama homens para o serviço (Atos 13:2 e Atos 20:28)
  • Ele se entristece (Efésios 4:30)
  • Ele dá ordens (Atos 16: 6-7)
  • Ele ama (Romanos 15:30)
  • Ele pode sofrer resistência (Atos 7:51)

A bíblia apresenta alguns símbolos para o Espírito Santo. Entretanto, é preciso deixar claro que o esses símbolos não podem tomar o lugar do espírito. Alguns desses símbolos são:

  • Água: a água é um elemento indispensável para nossa vida. De modo similar, o Espírito Santo também é indispensável. Ele nos refrigera (Salmo 23, 2), nos limpa (Tito 3:5), nos renova e produz frutos (Gálatas 5: 22 e Salmos 104:30).
  • Vento: o vento é invisível, mas real, penetrando em todo lugar da terra. Não podemos tocar no vento, nem compreendê-lo, mas podemos senti-lo (João 3:8).
  • Fogo: O fogo fala do poder e da purificação que o Espírito Santo opera na vida do cristão, corrigindo sua natureza decaída e conduzindo-o à perfeição (Mateus 5:48). O fogo tem a finalidade de: queimar, consumir, limpar, amolecer, endurecer, esquentar e iluminar.
  • Óleo: representa unção e consagração (Êxodo 30:30; Levítico 8:12). É o símbolo da consagração divina para o serviço no reino de Deus.

A obra do Espírito Santo se manifesta de formas diferentes no antigo e no novo testamento. No antigo testamento a obra do Espírito se dava pela ação de visitar pessoas. Os autores do antigo testamento registram que Deus tem um espírito que age. Alguns fenômenos misteriosos que estariam acima das forças humanas, como por exemplo: potência em batalha (Juízes 3:10; Juízes 6:34 e Juízes 11:29); arrebatamento pelos ares (I Reis:18-12); e inspiração para profetizar (Números 24:1-2; Samuel, 10:10).

Já no Novo Testamento o Espírito Santo revela seu desejo em permanecer no homem. Longe do Espírito Santo, ninguém percebe a grandeza de seu pecado ou se convence de que o pecado é abominação aos olhos de Deus.

O Espírito Santo nos convence do pecado (João 14: 16 – 26), nos revela a verdade a respeito de Jesus (João 14: 16 – 26), realiza o novo nascimento (João 3: 3-6) e nos faz membros do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:13).

Na conversão, os cristãos recebem o Espírito santo, que passa a habitar no crente, influenciando sua vida, de modo a viver uma vida piedosa e longe do pecado. Ele testifica que somos filhos de Deus,, nos ajuda na adoração e na vida de oração. Ele nos guia em toda verdade, nos consola e ajuda. Portanto, o Espírito Santo não é meramente um poder ou influência, mas uma pessoa que fala, deseja e revela coisas inescrutáveis de Deus.

No próximo estudo falaremos sobre Batismo no Espírito Santo, não deixe de ler! Gostou? compartilhe com os amigos e ajude a divulgar nosso blog.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s