O natal

Como foi seu Natal? O meu na Natal foi bem agitado. Nós moramos em Foz do Iguaçu – PR e meu esposo me presenteou com uma viajem para casa dos meus pais em Valença – RJ. Foram dois dias na estrada. Chegando na casa da minha mãe saímos para comprar presentes e depois fizemos os preparativos para a ceia de Natal.  Chegamos no dia 23 e logo no dia 25 já estávamos na estrada novamente. Esse período com a família fez com que eu refletisse sobre algumas coisas nesse Natal e é isso que quero compartilhar com você hoje.

Acho que todos sabemos que o Natal é a comemoração do nascimento de Cristo. Lendo em Mateus 1 a narrativa do nascimento de Cristo o que mais me chamou atenção foi o versículo 21, quando o anjo fala com José a respeito de Jesus.

Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Esse versículo falou ao meu coração pois deixa bem claro o real motivo do nascimento de Cristo, morrer pelos nossos pecados.

Deus quando criou o homem, criou um ser com o qual ele poderia de relacionar. Deus amou muito o homem e esperava que ele o amasse também. Sendo assim, deu ao homem livre arbítrio. Você consegue imaginar amor de alguém que é obrigado a amar? Não né? Nem Deus. Deus queria que o homem escolhesse o amar e por isso, o criou como um ser com vontade própria. Tendo liberdade de escolha, o homem escolheu desobedecer a Deus e foi corrompido pelo pecado. O pecado corrompeu todos os homens e depois disso, passamos a ter uma natureza pecaminosa. Em nossa essência somos inclinados para fazer o mal e não há nada que possamos fazer que nos torne merecedores da salvação. Fomos corrompidos e um preço de sangue precisava ser pago para que o homem fosse restaurado. Por isso, Deus enviou a Cristo, que nasceu e morreu para pagar o preço do pecado.

Assim, hoje temos a opção de aceitar o sacrifício de Cristo, reconhecendo que somos pecadores e que necessitamos de um salvador. Ao aceitar esse sacrifício e permitir que Cristo governe nossa vida, sendo Senhor sobre tudo que fizermos seremos restaurados ao plano original de Deus, nos tornaremos filhos de Deus, seremos transformados, sarados e tratados no amor seu amor. 

Sendo assim, o Natal é uma das datas que representa a maior prova de amor que Deus já teve conosco. Portanto, nada melhor do que dar e receber amor nessa data. Na minha família e também com certeza na sua, há diferentes pessoas e cada uma delas vai dar e receber amor de determinada forma. Por isso, você deve reconhecer essas diferentes formas de amor afim de que todos se sintam verdadeiramente amados. Segundo o Dr. Gary Chapman, existem cinco linguagens para o amor, que são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes. Essas linguagens representam as formas como cada um dá e recebe amor.

O toque físico representa o carinho expresso pelo toque, por exemplo, beijos e abraços. Talvez você tenha aquela avó que toda hora vem te abraçando e beijando, ela não quer ser inconveniente com você, apenas esta demonstrando o quanto te ama, ou talvez, ela fique te pedindo beijos e abraços a todo momento, dê, pois é assim que ela percebe seu amor.

As palavras de afirmação são palavras positivas. Algumas pessoas demonstram seu afeto e zelo por meio de elogios. Pode ser que você tenha uma tia que a todo tempo esteja te elogiando, não se aborreça, é a forma que ela demonstra seu amor por você, ou pode ser que você tenha um primo, que você pensa ser o “carentão”, mas ele tem necessidade de ser elogiado para receber amor, então elogie.

Tempo de qualidade, dedicar um tempo exclusivo a alguém, ou nesse caso, a família. Não se apresse para que a ceia termine logo para poder sair com os amigos. Muitos dos seus parentes se sentirão profundamente amados unicamente por que você esta ali com eles naquele momento. E esteja de verdade, nada de olhar o celular a cada segundo, interaja, converse e brinque.

Atos de serviço, são os atos de fazer algo em favor do outro. No natal é bem fácil observar isso na mãe que passa o dia todo na cozinha para que a noite a família se reúna e possa ter um momento juntos. Não estranhe se ela se levantar a cada minuto para buscar algo na cozinha, ela esta demonstrando seu amor por você.

Por fim, presentes, quando você tem esse gesto de carinho você esta dizendo ao outro, me lembrei de você. Se atente, pois algumas pessoas recebem amor dessa forma. É claro que natal não é presente e muito menos presentes caros. Mas algumas pessoas vão valorizar isso, talvez você mesmo valorize. Então, nem que seja um DIY, presenteie aqueles que se sentiram amados assim (veja alguns exemplos aqui).

Talvez você não tenha conseguido reconhecer as linguagens de amor nesse Natal. Mas se atente aos detalhes e no próximo ano dê e receba muito amor. Compartilhe esse texto também com os familiares e não errem na próxima vez.

Gostou? Compartilhe com os amigos e até mais.   

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s