Um roteiro de oração

Hoje vamos falar sobre oração. O objetivo é entendemos como a Palavra nos orienta a orar.

Versículos chave:

  • 1 Timóteo 2:1 – Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens.
  • Efésios 6:8 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
  • Filipenses: 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Orar é conversar intimamente com Deus. É o momento quando você fala e ouve o que Deus tem a te dizer.

Oração não é um monólogo, é uma comunicação em mão dupla: falar e ouvir.

A bíblia nos orienta porque devemos orar: derrotar uma tentação (Mateus 26:41), pedir perdão de nossos pecados (Lucas 18:13), receber cura na alma (Tiago 5:16), se edificar (Judas 1:20), pedir pessoas para trabalhar na obra (Mateus 9:38), curar um doente (Tiago 5:15), glorificar o nome de Deus (Apocalipse 5:8), realizar o impossível (Tiago 5:17-18), realizar desejos ou pedidos (Mateus 7: 7:11), obter sabedoria (Tiago 1:5), ter paz (Filipenses 4:6-7), saber a vontade de Deus para nossa vida (Lucas 11:9-10), entre outros.

Para ajudar Jesus nos deixou um “roteiro de oração”, o “Pai Nosso”. Nessa oração, ele nos deu muito mais que uma “reza” para ser repetida, mas uma orientação de como devemos fazer nossas orações (Mateus 6:9-13). Vamos analisar cada frase da oração e ver o que Deus espera que nós façamos ao orar.

“PAI NOSSO QUE ESTAS NO CÉU”, Jesus nos orienta  a começar nossas orações reconhecendo a paternidade de Deus, reconhecendo que aceitamos o sacrifício de Jesus, que fomos restaurados por meio da graça e que nos tornamos filhos de Deus.

“SANTIFICADO SEJA O SEU NOME”, nas nossas orações devemos glorificar e exaltar o nome de Deus.

 “VENHA A NÓS O VOSSO REINO”, Jesus estava nos ensinando a clamar pelas coisas de Deus, coisas do céu, em nossa vida (ministérios, dons, experiências…).

“SEJA FEITA A SUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”, devemos buscar orientação da vontade de Deus para nossa vida, tanto nos propósitos pessoais, como nos propósitos espirituais, as coisas eternas.

“O PÃO NOSSO DE CADA DIA, NOS DAÍ HOJE”, hora de expor a Deus nossas necessidades de sustento (ex. emprego).

“PERDOAI OS NOSSOS PECADOS ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO”, Jesus no orienta a pedir perdão a Deus pelos nossos pecados da mesma forma que nós perdoamos as pessoas que nos fizeram mal. Neste momento é necessário confessarmos nossos pecados um a um e pedir que Deus nos perdoe. Também é o momento de liberarmos perdão para todos aqueles que de fizeram algo contra nós.

“NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO”, hora de confessar todas as nossas tentações, aquilo que pode nos levar a pecar, confessar nossas fraquezas e pedir ajuda para nos livrar delas.

“LIVRAI-NOS DO MAL”, pedir proteção de Deus quanto às investidas de satanás na nossa vida, momento de falar das provas e dificuldades, dos pensamentos que nos assombram, aquilo que satanás tenta colocar na nossa mente e nos faz mal.

“POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE”, reconhecer a soberania de Deus e reivindicar autoridade espiritual.

É por meio da oração sincera que nós podemos mover as coisas em nosso favor. Nós devemos gerar nossos sonhos e planos em oração. Leia Esdras 8:23, Isaías 62: 6-7, Tiago 4:2, Tiago 5: 16-18 e perceba o poder das orações quando elas chegam até Deus. Creia no poder da oração.

Hora de colocar tudo em prática e orar!

Gostou? Compartilhe com os amigos e ajude a divulgar o blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s