Estudo: “Quais dons podemos receber?”

Hoje falaremos sobre dons. Atualmente falamos muito sobre os dons espirituais. Mas você sabia que existem 3 listas de dons diferentes? Hoje você vai aprender quais são essas listas, onde elas estão, o que abordam e quais dons apresentam.

A Bíblia expõe uma lista de dons espirituais, uma de dons ministeriais e uma de dons de operação. Paulo afirma que os dons espirituais (carismas) são dados pelo Espírito Santo, os dons ministeriais (serviços) são dados por Jesus Cristo e os dons de operações (atuação) são dados por Deus (1 Coríntios 12:4-6). Isso representa a trindade atuando no corpo de cristo, a igreja.

Os dons espirituais são uma manifestação do espírito que visa o bem comum (1 Coríntios 12:7). Portanto, são capacitações sobrenaturais dadas pelo Espírito Santo para o exercício do ministério que será desempenhado por cada pessoa (1 Coríntios 12: 11). No total são 9 dons espirituais: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, milagres, profecia, discernimento de espíritos, falar em línguas e interpretação de línguas (1 Coríntios 12: 8 -10).

Os dons ministeriais representam a forma como você vai servir a Cristo e cumprir seu chamado. Eles são distribuídos para preparar o povo de Deus para o serviço cristão,  a fim de edificar o corpo de cristo (Efésios 4.12 e 13). No total são 5 dons ministeriais: apóstolo, profeta, evangelistas, pastores e mestres (Efésios 4: 11).

Os dons de operação são as habilidades dadas por Deus, para impulsionar a realização de cada ministério, como por exemplo: pregar, servir, ensinar, exortar, contribuir, liderar e ajudar (Romanos 12: 6-8).

Assim, a garantia para o exercício de um ministério é dada unicamente por Deus, treinamentos podem fornecer conhecimento que auxilie no desenvolvimento do ministério, mas a capacitação vem de Deus, sem condicionais impostas pelos homens. Pois, junto com o chamado de Deus para um ministério virá à unção para o exercício dele (dons espirituais e dons de operação).

Portanto, como corpo, na igreja cada um flui em determinado carisma, tem um ministério e exerce suas habilidades. A trindade atua em nós e por conseqüência edifica a igreja por meio daquilo que recebemos do Espírito Santo, de Jesus e de Deus. Abaixo vou deixar alguns vídeos para que você possa aprender um pouco mais.

Gostou? Compartilhe com os amigos e ajude a divulgar nosso blog. Nos próximos posts vamos apresentar estudos sobre cada um desses dons. Mas, se agora você quiser saber um pouco mais dons espirituais, leia nosso texto “7 respostas sobre dons espirituais”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s