Estudo: Parábola “O camelo e a agulha”

Hoje estudaremos Lucas 18:18-30, o diálogo de Jesus com um jovem rico, que contém a parábola do camelo e da agulha: “De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.” Ao ler esse texto aceitamos que os ricos não serão salvos, pois têm amor ao dinheiro, mas de fato não é isso que a parábola se refere.

Logo no início do texto, vemos que o jovem rico estava depositando a esperança de sua salvação em si mesmo, “que farei eu”, ele esperava de Jesus uma lista de coisas que ele poderia fazer e que lhe faria herdar a vida eterna, por mérito próprio.

Jesus prontamente responde: “Por que você me chama bom? Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus”. Ele estava perguntando se o homem reconhecia a divindade de Cristo.

Entretanto, sem tempo para pensar em uma resposta, o jovem rico começa a enumerar os mandamentos que ele cumpria: “Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’”. Esses mandamentos todos demonstram a clara lealdade que ele tinha com a família (“não adulterarás” e “honra teu pai e tua mãe”), com as pessoas (“não matarás”, “não darás falso testemunho”) e com as propriedades (“não furtarás”). O que faltava para aquele homem, portanto, era lealdade à Jesus.

Então Cristo pede ao jovem rico lealdade à Ele acima de todas as coisas: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.

Ele se entristece, pois a confiança que tinha em si mesmo foi destruída, ele percebeu que não conseguiria ser salvo sem abrir mão de algo e ter Cristo como prioridade em sua vida.

235691-Passar-um-camelo-pelo-buraco-de-uma-agulha

A citação do camelo (o maior animal da palestina) e da agulha é utilizada para ilustrar algo impossível, o milagre da salvação. O que Jesus estava dizendo era: “um homem rico, por meio de seus próprios esforços, não pode entrar no reino dos céus, as pessoas ricas têm dificuldade de reconhecer que não existe nada que podem fazer para alcançar a salvação e que basta aceitar a graça.” A riqueza dá idéia de superioridade e prepotência, por isso é mais difícil a um homem rico aceitar sua dependência de Deus.

Os que ouviam a parábola questionaram: “Como então podemos ser salvos?”.  Se os ricos, que poderiam realizar diversas obras, não poderiam ser salvos por meio delas, quanto mais os pobres, que não poderiam realizar obra alguma. Sendo assim, eles queriam saber quais os requisitos para entrar no céu. Entretanto, não existe nada que o homem faça que o dê salvação, é impossível ao homem, mas possível para Deus, essa foi a resposta de Jesus. Quem faria o sacrifício necessário para que fossemos salvos não poderia ser outro, a não ser o próprio Deus.

Em seguida Cristo diz “Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna”. Com essa fala Jesus não estava dizendo que todos devem largar tudo para obter a salvação, mas sim que o reino de Deus deve ser prioridade em nossa vida.

Nessa parábola, o jovem rico é levado a entender que a vida eterna não é herdada por meio de boas obras, mas recebida por aqueles que colocam Cristo acima de tudo em sua vida e assim, permitem que Deus opere o impossível em seu interior.

            Destacando três ensinamentos fundamentais dessa parábola temos:

  1. A salvação vai além do alcance humano (das boas obras) e sendo assim, é possível apenas para Deus;
  2. A entrada no reino dos céus esta integralmente relacionada ao ato de seguir Jesus;
  3. A vida de fé é definida pela nossa lealdade à Cristo, que deve ultrapassar qualquer outra.

Portanto, no caso do jovem rico, o que tornava impossível a entrada no reino eram os bens materiais. Ele não conseguia colocar Jesus acima de suas riquezas. Mas e você? O que é prioridade na sua vida?

Ouvi do Pastor Tiago Brunet que:

“Onde estão suas prioridades, está seu coração”.

Existe algo que faça da sua salvação um camelo tendo que ultrapassar um buraco de agulha? Deixe Cristo ser sua prioridade e desfrute do amor de Deus em sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s