Marcos 13:14 “Vocês verão o grande terror no lugar onde não deveria estar. Então, os que estiverem na região da Judeia fujam para os montes.”
Quando Jesus disse que nós veríamos o grande terror no lugar que não deveria estar estava se referindo à profanação do templo. Pecados iriam acontecer em um lugar que era para ser santo. Por isso, a Judeia seria destruída, a conseqüência dos pecados traría destruição. Então, Jesus dá um conselho: quando isso acontecer fujam para os montes.
Durante nossa vida pode ser que um lugar santo seja profanado. Esse lugar pode ser o seu casamento, o seu ministério, a sua família, a sua igreja, o seu trabalho, ou qualquer outro lugar. Uma vez que profanamos, com os nossos pecados, aquilo que Deus confiou a nós o inimigo tentará nos destruir. Nossa mente será atacada. Em alguns momentos nos sentiremos injustiçados, em outros, sentiremos culpa, raiva, desejo de vingança, medo, ansiedade, vontade de abandonar tudo e fugir. Deus sabia que isso iria acontecer e por isso Jesus nos deixou uma orientação, fujam para os montes.
E o que os “montes” representavam para de Jesus? O monte era o lugar de oração de Jesus.
Em Lucas 6: 12-13, Jesus foi para o monte orar para escolher os doze discípulos. O monte foi o lugar onde Jesus recebeu orientação de Deus.
Em Lucas 9: 28-31, Jesus novamente foi ao monte orar e o texto conta que enquanto orava a aparência do seu rosto se transfigurou e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes. Pouco tempo depois Jesus iria cumprir sua missão na terra e para que ele tivesse convencido sobre o que deveria fazer, no monte, Deus revelou sua verdadeira identidade, o filho de Deus, cordeiro imaculado e sem pecado. O monte foi o lugar onde Jesus teve sua identidade reafirmada.
Logo depois da transfiguração, Elias e Moisés apareceram no monte. Eles revelaram a Jesus detalhes de sua partida de Jerusalém. O monte foi o lugar onde Cristo recebeu revelação e entendimento sobre os propósitos Deus.
Em Lucas 22: 39-43, Jesus foi ao monte orar pela última vez. Minutos depois ele seria capturado. No monte Jesus abriu o coração e pediu ao Pai para livrá-lo da morte. Ele estava ansioso e com medo. Nós sabemos que Deus não livrou Jesus da morte, mas o versículo 43 diz que um anjo o fortalecia. O monte foi o lugar onde Jesus recebeu força para enfrentar o que estava por vir.
Não importa o que tenha acontecido, se você acha que está sendo destruído e sua vontade é fugir, Jesus tem um conselho para você “fuja para o monte”, “fuja para um lugar de oração”. É ali que você vai encontrar orientação, revelação, entendimento, força e tudo mais que precisar.
Esclarecedor o seu post. Muito obrigado pela elucidação.
CurtirCurtir
Para meu entendimento, ir para o monte, fugir da cidade a fim de se resguardar de ver tanta iniquidades acontecendo e se condoer ou até mesmo se contaminar, então, antes que isto venha a acontecer, vá para os montes que a princípio é um lugar destinado a ficar só e buscar comunhão com o senhor, orar, e ficar alheio aos acontecimentos e evitar a fazer julgamentos e ou vir a pecar por irá, raiva, julgamento e vir a pecar mesmo inconsciente nestes momentos. Vamos buscar intimidade com Deus nestes dias de muitas contendas e corrupções tão escandalosas.
CurtirCurtir