Estudo: O tabernáculo e a vida cristã

No antigo testamento, Deus mandou que Moisés construísse um santuário, o tabernáculo. Deus deu orientações ao povo para que construísse o tabernáculo para habitar no meio deles. Dessa forma, a presença de Deus estava sempre entre eles.

tabernacle_model_kit_2
Ilustração do Tabernáculo: porta de entrada, pátio e tenda (onde havia 2 cômodos – Santos Lugar e Santo dos Santos)

Costumamos dar pouca importância para a simbologia do tabernáculo. Entretanto, hoje nós somos a morada de Deus (1Coríntios 3:16) e, sendo assim, toda essa simbologia se aplica à nossa vida. De acordo com Hebreus 8.5, as figuras do tabernáculo são cópias de coisas celestiais que representam os detalhes da vida cristã. Por isso, hoje vamos entender todos os elementos. Veja a planta baixa do templo.

os-10-mandamentos-e-o-tabernculo-aula-10-classe-de-velho-testamento-ebd-18-638.jpg

Para entrar no tabernáculo havia uma porta. Deus dá a todas as pessoas a escolha de passar por essa porta: “Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. (Mateus 7:14). Quando reconhecemos Jesus como Senhor da nossa vida aceitamos o desafio de iniciar nossa caminhada cristã, entramos pela porta estreita e vamos começar a percorrer o caminho.

Logo depois da porta, o tabernáculo era dividido em três partes: o Pátio, o Santo Lugar e o Santo dos Santos.

O Pátio era composto de dois elementos: o altar e a pia. O altar era onde o sacrifício era feito, toda carne era queimada naquele lugar. Para seguir a Cristo, o velho homem deve morrer, matamos toda nossa carne e nascemos novamente (João 3.3). A pia era o lugar onde a pessoa se lavava. Na Bíblia, a água representa a Palavra de Deus. Para seguir a Cristo nossa mente precisa ser transformada pela Palavra de Deus. Os princípios da Palavra vão entrar na sua vida e seu caráter vai ser transformado. Você será lavado pela palavra de Deus.

tabernaculo.jpg
Ilustração do Altar e da Pia no Pátio do Tabernáculo.

Depois de passar pelo Pátio entramos no Santo Lugar. Naquela época, apenas os sacerdotes podiam entrar ali. Entretanto Jesus fez de cada um de nós um sacerdote (Apocalipse 1:5-6). Esse é o lugar onde vamos servir. No Santo Lugar havia 5 colunas, na caminhada cristã existem 5 ministérios (Efésios 4:11). Nesse lugar também havia três objetos: a mesa dos pães, o candelabro de ouro e o altar do incenso. Esses elementos representam a trindade agindo em nossa vida.  A mesa de pães simboliza Cristo, o pão da vida. O candelabro de ouro representa Deus que ilumina nosso caminho. O altar de incenso simboliza o Espírito Santo que nos eleva em oração e louvor à Deus. Em nossa caminhada cristã, Jesus é aquele que nos dá força para viver, Deus nos guia nas nossas decisões, e o Espírito Santo nos conduz em oração e louvor.

cortina separa.png
Ilustração do Santo Lugar separado do Santos dos Santos pelo véu. Na figura, o sacerdote ascende o incenso, logo atrás dele  está o candelabro e por último a mesa de pães.

 Depois do Santo Lugar, havia o Santo dos Santos, o lugar onde estava a arca da aliança, que representa a presença de Deus. Esse lugar era separado do Santo Lugar por um véu. Entretanto, o véu se rasgou (Mateus 27.51) e, sendo assim, hoje temos livre acesso à presença de Deus. Quando ascendemos nossos incensos e nos colocamos em louvor e oração, estamos face a face com Deus.

Tab Lugar Santo e Santíssimo.jpg
Ilustração da tenda com o Santo Lugar e com o Santo dos Santos. Observe que sem o véu o altar de incensos fica bem de frente para a arca da aliança.

O sacrifício da cruz feito por Jesus nos tornou sacerdotes e rasgou o véu de alto a baixo. Não precisamos mais que um homem (o sumo sacerdote) entre um vez no ano para oferecer o sacrifício no Santo dos Santos. Nós mesmos podemos alcançar o Santo dos Santos! Temos livre acesso, mas existe um caminho a ser percorrido com a ajuda do Espírito Santo: escolher entrar pela porta estreita, mortificar nossa carne, ser banhado pela palavra de Deus, crescer em maturidade cristã e em entrega e, depois de provar da presença de Deus, não saberemos viver longe dela.

Como cristãos, devemos percorrer todo o templo. Quero que você pense como está sua caminhada Cristã. Você está parado em algum lugar?

  • Ainda está no altar de sacrifícios? O que precisa morrer?
  • Ainda não se lavou na pia? A meditação da palavra ainda não faz parte da sua rotina?
  • Ainda não descobriu seu propósito e não sabe como servir? Qual sua identidade?
  • Ainda não consegue ascender seu incenso? Como abrir seu coração?

Ore nesse momento e coloque diante de Deus a sua dificuldade. Peça a Deus ajuda para prosseguir na caminhada.

Gostou? Deixe um like e compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s