Como encontrar a pessoa certa?

Essa semana li um texto sobre como a esposa de Isaque foi encontrada. Fiquei pensando que “como encontrar a pessoa certa?” é uma duvida é comum. Ninguém começa um relacionamento para ser ferido ou magoado, mas afim de ser feliz. Entretanto, para isso acontecer precisamos escolher a pessoa certa. A Bíblia nos orienta como fazer isso. Sendo assim, hoje vamos falar sobre como Isaque encontrou a pessoa certa e sobre como podemos fazer o mesmo (Gênesis 24).

Inicialmente, quero esclarecer o conceito de “pessoa certa”. Não acredito que exista uma pessoa única e exclusiva para cada um. Acredito que a “pessoa certa” para você é aquela que tem um propósito de vida compatível com o seu. No próprio exemplo de Isaque, Rebeca (a mulher que foi encontrada para ele) teve opção de escolha, lhe foi perguntado se ela realmente queria ir embora para se casar com Isaque. Caso você queria saber mais sobre isso, assista o vídeo abaixo:

A história de Isaque e Rebeca começa com um desejo Abraão, casar o filho (Isaque) com uma mulher de sua parentela. Diz a Bíblia que Abraão pediu à um empregado para buscar no meio dos seus parentes uma mulher para seu filho. Abraão não queria que seu filho casasse com uma mulher de outra região, com outros costumes.

Como aconteceu na história de Isaque quando você encontrar a pessoa certa seus pais estarão de acordo, a família aceitará o relacionamento e não será necessário ter briga ou discórdia. Todos se alegraram com o novo casal. Também como no exemplo de Isaque, a pessoa certa não será alguém de um “meio” diferente do seu, pois deve ser alguém que tenha os mesmos princípios e crenças que você, isso protegerá o relacionamento no futuro.

Quando o empregado saiu para procurar uma esposa para Isaque a primeira coisa que ele fez foi orar pedindo à Deus direcionamento para encontrar pessoa certa. Nós também devemos proceder assim, quando estamos prontos para nos relacionar devemos pedir direcionamento ao Senhor para reconhecer a pessoa certa. Antes de conhecer meu marido eu fiz uma listinha de oração com características que eu esperava encontrar em um homem. Reconhecer nele as características pelas quais eu orava foi um dos motivos que me fez perceber que ele era o homem certo para mim.

Na sua oração o empregado pediu sinais à Deus. Foi por meio desses sinais que ele reconheceu Rebeca e quando começou a conversar com ela, ele foi buscando confirmações. Nesse caso, a confirmação foi o fato de Rebeca ser da família de Abraão. Nós também podemos pedir a Deus alguns sinais como confirmação. Mas isso deve ser feito com um coração disposto a obedecer. Esse é o pré-requisito para que Deus te envie sinais que vão te encorajar a continuar ou desistir.

Entretanto, só esses sinais não bastam. Se você acredita que Deus está te orientando à continuar  busque confirmações para que você não caia no engano. Sugiro que você avalie o caráter da pessoa, por exemplo, veja se ela é obediente à Deus, somente uma pessoa fiel à Deus será fiel no relacionamento.

Quando o empregado de Abraão recebeu de Deus a confirmação ele louvou ao Senhor. Daí em diante todas as portas foram abertas. Não houve nenhuma complicação para que Rebeca pudesse se casar com Isaque. Assim são as coisas de Deus. A pessoa certa será uma benção. Dessa forma, você não viverá lutas desnecessárias.  Se você não consegue ser você mesmo, se o outro não está disposto a abrir mão de nada por você, se o outro te ofende, te subestima, te coloca pra baixo, se a família é contra, se sempre tem alguém querendo prejudicar vocês e você precisa lutar diariamente para conseguirem ficar juntos, repense esse relacionamento. As coisas de Deus não são assim. Para a pessoa certa no tempo certo tudo vai dar certo.

Resumindo, quando você encontrar a pessoa certa:

  1. Sua família estará de acordo
  2. Vocês não estarão em julgo desigual
  3. Deus enviará sinais
  4. Deus confirmará sua vontade no caráter do outro; e
  5. Não haverá lutas desnecessárias, Deus abrirá todas as portas.

Esse texto não define regras para um relacionamento sadio, mas mostra uma série de princípios que podem ajudar a proteger seu coração. Fazer as coisas com sabedoria garante benção sobre nossa vida. É melhor abrir mão de algo agora do que sofrer as consequências de uma escolha errada para o resto da vida. Deus quer cuidar de você na área sentimental. Apenas se submeta a Ele fazendo o que Ele ensinou, é assim que você terá um relacionamento feliz e duradouro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s