Comer, dormir e orar

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19

Nosso corpo é templo do Espírito. Sendo assim, quero perguntar: Como você tem cuidado do templo do Senhor, seu corpo? Vejo irmãos em Cristo, que comem mal, bebem pouca água, não dormem o suficiente e são sedentários, ou seja, negligenciam o cuidado com o templo do Senhor. Imagino que isso entristeça à Deus e, por isso, quero te convidar a refletir sobre o assunto.

Um jargão muito utilizado no meio Cristão é “Crente não bebe, mas COMEEEE….”. Comemos mal e demais. Deus nos deixou alimentos preparados, entretanto, preferimos os industrializados e sem perceber temos caído em armadilhas que estão nos aprisionando. Por exemplo, o açúcar vicia mais que a própria cocaína (veja o que essa nutri diz).

Quando comemos algo doce, temos uma sensação de prazer, isso acontece porque o açúcar estimula a produção de serotonina, com o tempo nosso corpo só será estimulado a produzir esse hormônio quando ingerir açúcar. Assim, se você não comer nada doce terá crises de abstinência. O mesmo acontece em relação à farinha (aquela da pizza de domingo depois do culto) que possui amido, um tipo de açúcar.

Criticamos quem bebe ou fuma dizendo que estão aprisionados, mas não percebemos que estamos presos também. Disfarçadamente o inimigo tem colocado várias armadilhas na nossa alimentação e nós caímos. Já tentou tirar alguns alimentos? É difícil fazer dieta? Isso acontece porque você não tem liberdade para escolher o que come, está aprisionado em vícios que talvez nem saiba que existem. Percebemos isso nos jejuns de chocolate e refrigerante. Quando o jejum termina ficamos extremamente ansiosos para comer aquela barra de chocolate ou tomar aqueles 2 litros de refri. Voltamos pra prisão!

Nosso corpo tem várias necessidades: nutritivas, de água e de sono. Será que Deus errou quando nos fez com uma necessidade diária de 8 horas de sono? Quando falamos “dormir é perda de tempo”, ou “dormir 6 horas está bom”, na verdade estamos dizendo que aquilo que Senhor fez não é bom, estamos sendo insubmissos à Sua vontade e agindo de acordo com a nossa sabedoria.

Exercícios físicos são uma estratégia para o cuidado com o nosso corpo. Eles nos trazem diversos benefícios aumentando nossa qualidade de vida, além de ser uma excelente forma de lazer (veja mais aqui).

O apóstolo Paulo, além de dizer que nosso corpo é templo do Espírito, ainda disse que o pior pecado é aquele cometido contra o nosso próprio corpo (1 Coríntios 6.18). Por isso, é tão importante nos cuidarmos.  A bíblia em diversas passagens deixa claro que nós podemos aumentar ou diminuir nossos dias na terra (ex: Êxodo 20.12, Provérbios 3.2 e Provérbios 10:27). Isso significa que caso você não cuide de si mesmo você pode sim morrer antes do tempo planejado por Deus e assim deixar de cumprir seu propósito. O que agrava ainda mais a negligência com o tempo do Espírito.

Deus deixa bem claro que devemos nos cuidar (Efésios 5:29), mas insistimos em continuar com os maus hábitos e corremos para Ele quando a doença chega. Sabe aquela pessoa que come doce demais? Uma hora ela ficará diabética e ai recorrerá a Deus buscando cura, mas nós sabemos que colhemos tudo aquilo que plantamos, isso é um princípio de Deus e ele não volta atrás nos seus princípios.

Escutei esses dias que nosso corpo é como um cartão de crédito. Você vai usando, até que a fatura chega. Talvez seus exames estejam todos bons, mas, cuidado, uma hora a conta vai chegar!

Cristo nos chamou para total liberdade (Gálatas 5.1), e isso inclui TODOS os nossos hábitos. É claro que podemos sair para comer uma pizza com os amigos. Mas se a amizade é secundária nesse programa, pode ser que exista um problema. Se você só consegue ter prazer saindo para comer, está escravo. Se você não consegue abrir mão de um alimento, está escravo. Se você não consegue deixar de ver uma série ou deixar de ficar nas mídias sociais para fazer uma atividade que vai te trazer benefícios para sua saúde, está escravo!

Portanto, arrependa-se, mude sua forma de pensar em relação ao seu corpo. Peça perdão a Deus pela negligência com o templo Dele e mude seus hábitos.

Quero deixar um agradecimento especial para minha amiga, a nutricionista Rachel Lima que sempre me ajuda com as questões sobre alimentação. Se você gostou, compartilhe com os amigos e deixe um like!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s