Nem mais nem menos

Nossa identidade está pautada na imagem que temos a nosso respeito. Essa imagem deve vir pela nossa fé em Deus. Devemos crer que ele potencializa nossas habilidades e nos ajuda a superar nossas limitações. Sendo assim, precisamos acreditar na pessoa que nos tornamos quando estamos junto com Deus, o que inclui perceber tanto as habilidades quanto às limitações. Não podemos ter um conceito além do que somos nem aquém do que somos, é preciso encontramos um equilíbrio.

“Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” Romanos 12:3

Aqui abordaremos três áreas que precisam ser equilibradas em nossa vida: orgulho e humildade; independência ou dependência x interdependência; e vanglória x glória.

 Orgulho e humildade

O orgulho fará com que nos sintamos superiores ao que somos e assim, acharemos que somos capazes de fazer coisas que não podemos fazer.

Pedro se via de uma forma superior ao que ele era. Na última ceia, quando Jesus disse que havia um pecador entre eles todos se questionaram, mas Pedro não só se viu fora da possibilidade como afirmou que morreria por Jesus. Ele tinha uma imagem distorcida de si mesmo e precisou negar Jesus três vezes para perceber quem realmente era.

Há momentos que precisamos que o galo cante para enxergarmos quem realmente somos.

O convite de Jesus é que sejamos humildes, mas também não podemos confundir a humildade com a inferioridade. Precisamos ter o entendimento de que somos capazes de cumprir o nosso chamado. Quando Moisés foi chamado por Deus apresentou sua limitação com a fala como uma desculpa para não fazer aquilo que Deus o estava chamando. Ele não estava sendo humilde, mas estava se inferiorizando. Ele somente conseguiu seguir em frente quando creu que Deus supriria suas limitações e que no Senhor a fala não seria um problema para ele (veja aqui).

Independência ou dependência x interdependência

Quando nos sentimos superiores tendemos a agir de forma independente, e achamos que podemos fazer tudo sozinhos, o que é incompatível com a vida proposta pelo evangelho. Da mesma forma que não podemos ser independentes também não podemos ser dependentes e achar que só seremos capazes de fazer algo quando estamos junto com outra pessoa.

Paulo e Barnabé sempre estiveram juntos, mas, quando se separaram, cada um continuou cumprindo seu chamado. É Deus que está conosco, mesmo que o outro não esteja. Não podemos sair da independência para cair na dependência.  A orientação bíblica é vivermos na interdependência, quando por um mesmo objetivo nos ajudamos mutuamente.

Vanglória x Glória

Deus nos orienta fazer tudo como se fizemos à Ele. Isso fará com que sempre façamos nosso melhor, e assim, algumas vezes receberemos elogios. Precisamos saber como lidar com isso!

Nós não podemos fazer nada sem Deus, mas ele escolheu não fazer nada sem nós. Por isso, não há nada de errado em receber elogios, mas precisamos pegar todo incentivo e motivação que o elogio trás e passar toda a glória para Deus, não podemos nos vangloriar por aquilo que Deus fez por meio de nós.  João sabia que ele era o discípulo amado, ele pegou o encorajamento e passou a glória.

Portanto, precisamos ter uma visão correta de quem somos. Para isso, temos que ter fé no que Deus pode fazer em nossa vida e encontrar um equilíbrio que permita que façamos aquilo que devemos fazer (nem mais, nem menos), que possibilite que trabalhemos em ajuda mútua e que nos encoraje, ao mesmo tempo que, transferimos toda a glória pelo sucesso em nossa vida à Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s