Estudo: Você é como você se vê

Provérbios 17:19 “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós.”

Aquilo que está no nosso coração é determinante para definir nossa identidade. A imagem que temos de nós mesmos afeta nossa identidade e consequentemente, nosso propósito. Um entendimento errado da nossa identidade nos levará a um propósito errado. Por isso, devemos nos olhar da maneira correta, precisamos entender quem somos para saber tudo que podemos ou não fazer.

Como o entendimento de quem somos afeta diretamente o cumprimento do nosso propósito, o inimigo irá tentar distorcer a imagem que temos a nosso respeito para que fiquemos fora do nosso propósito. Ele vai atacar na superioridade ou inferioridade. Se você tem uma imagem além do que você realmente é, poderá se colocar num propósito que não terá meios de concluir. Se você tem uma imagem aquém do que realmente é, deixará de fazer algo que deveria fazer.  Entretanto, o fato de você se olhar e imaginar algo muito bom ou muito ruim não define sua identidade (Apocalipse 2:2-5). O que verdadeiramente nos define é a graça Deus, todos os que de fato fizeram algo grande sabiam disso.

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo. 1 Coríntios 15:10

Paulo conhecia sua identidade, ele dizia “sou o que sou”, pois sabia que a graça o definia. Quando os hebreus foram conquistar a terra prometida eles não acreditavam que poderiam vencer as batalhas contra os outros povos, com exceção de Josué e Calebe. A diferença entre eles e o restante do povo é que eles sabiam que sua identidade estava em Deus e que Deus os faria forte (Números 13: 27-32).

Enxergar quem nós somos de forma correta não nos colocará em um lugar de inferioridade nem de superioridade, mas nos colocará no centro da vontade de Deus.

Para ter a percepção correta de quem somos devemos meditar na Palavra. Quanto mais tempo gastamos na palavra mais revelação teremos sobre Deus e consequentemente, sobre nós (saiba mais aqui). Temos que nos enxergar como Deus nos vê. Isso é o que determina o curso da nossa vida.  Muitos não usufruem tudo que Deus tem porque não sabem quem são.

Portanto, é importante termos uma visão clara de quem somos, pois isso impactará na nossa identidade e proporcionará que cumpramos o propósito certo da nossa vida, o que nos trará realização pessoal e profissional. Para termos essa visão é essencial a meditação na palavra e revelação de quem Deus realmente é.  Por isso, sugiro que você busque na Palavra características que o descreve e firme sua identidade conforme Deus te vê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s