Orientados pelo propósito

Continuando nossos estudos sobre “identidade e propósito” hoje falaremos especificamente sobre “propósito”. Paulo diz que “propósito” é um alvo a ser alcançado (Filipenses 3:13,14).  Deus tem sonhos para nós e nos separa para cumprimos algo específico (Gálatas 1:15,16).  Sendo assim, o propósito é individual e cada um deve buscar o seu, pois é o que há de mais importante em nossa vida (Atos 20:24). Por isso, não devemos viver aquilo que queremos, mas sim o propósito de Deus para nós.

Entretanto, nem tudo que acontece em nossa vida faz parte do propósito de Deus. Nós temos a mania de achar que todas as nossas decisões erradas fazem parte dos planos de Deus. José tinha o propósito de salvar o povo hebreu da fome, mas o fato de ter sido vendido como escravo pelos irmãos não necessariamente fazia parte desse propósito. Não foi Deus quem plantou a inveja no coração dos irmãos dele. Nesse caso, Deus transformou aquilo que seria uma tragédia em benção (Gênesis 50:20), mas isso não significa que a escravidão de José fizesse parte dos planos de Deus.

Como há um propósito específico para cada um de nós, não podemos nos comparar uns com os outros.  Pedro tentou se comparar com João, mas Jesus não deixou que ele o fizesse (João 21:15-22). Jesus lhe disse: “Siga-me, você”, cumpra o seu propósito, foque apenas nisso. Cada um deve agir naquilo que Deus definiu, pois as comparações inevitavelmente irão fazer com que pensemos que somos mais ou menos do que realmente somos (leia mais aqui.)

Todos nós temos uma carreira que nos é proposta, a qual devemos cumprir (Hebreus 12:1,2). Dentro dessa carreira temos promessas individuais (Josué 14:10-14) e podemos ter diferentes metas ao longo de nossa vida, por exemplo: uma meta para vida enquanto solteiro e outra na vida de casado. (1 Coríntios 13:11). O importante é manter o foco e não deixar que as distrações te afastem do seu propósito celestial.

Muitas oportunidades vão surgir em nossa vida, mas devemos tomar muito cuidado, pois podem ser apenas distrações para nos afastar daquilo que Deus deseja. Nossas escolhas devem ser sempre definidas pelo nosso propósito, devemos ser orientados pelo propósito de nossa vida.  Por isso, é importante termos metas de vida alinhadas com os sonhos de Deus.  Quem tem metas não se deixa distrair.

“Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” 1 Coríntios 9:24

Para finalizar, vou deixar algumas dicas sobre como você pode se organizar de modo a não se desviar do seu alvo:

  1. Escreva tudo que você já sabe sobre seu propósito
  2. Ore por tudo que você ainda não sabe
  3. Faça lembretes que te sejam visíveis e que ajude a lembrar do que o Senhor tem te falado
  4. Persista

Lembre-se, o cumprimento do seu propósito é a única coisa que vai trazer uma real satisfação para sua vida. Não perca tempo buscando outras conquistas, se distraindo e consequentemente, se desviando daquilo que o Senhor sonhou para você. Tenha foco, estabeleça metas e termine a sua carreira.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s