Nós sempre temos muitos sonhos ao longo da vida, mas imagino que, assim como eu, você tenha muitas dúvidas sobre executá-los ou não. A gente fica se perguntando: “Isso vem de Deus?”. Por isso, quero te ajudar a pensar sobre seus sonhos e perceber se esses sonhos irão te promover ou te condenar.
Na história de José do Egito, enquanto ele estava preso, duas pessoas, o copeiro e o padeiro do rei, tiveram sonhos distintos. Cada um desses sonhos teve uma consequência. O sonho do copeiro trouxe promoção/vida e o sonho do padeiro trouxe condenação/morte (Gênesis 40:1-18).
No sonho do copeiro, ele via uma videira, ia até ela, colhia as uvas, as espremia e servia ao rei. Em João 15.1, Jesus afirma “Eu sou a videira verdadeira”. Se para realizar seus sonhos você precisa buscar capacitação em Cristo (não apenas nas suas habilidades) e se esse sonho tem o objetivo de servir aos outros, ele irá te promover.
No sonho do padeiro ele andava com 3 cestos de pão na cabeça, no último cesto havia todo tipo de manjares do faraó, toda a arte do padeiro, mas vinham as aves e comiam tudo aquilo. Andar com um cesto de pão na cabeça não deve ser fácil, andar com três então…
No mínimo o padeiro iria chamar a atenção, muitas pessoas iriam olhar para ele e facilmente enxergariam todos os alimentos que ele sabia preparar, já que estavam expostos no cesto mais alto. O padeiro andando desse modo estava exibindo todas as suas habilidades. Os sonhos realizados apenas nas suas habilidades e cujo objetivo é a autopromoção irão te levar a condenação.
Na parábola do semeador, Jesus se refere a algumas sementes que caem à beira do caminho e são devoradas por aves, demônios (Mateus 13:4). Todo sonho onde você busca a autopromoção alimenta os demônios, pois esse foi o tipo de sonho que Satanás teve (Isaías 14:13,14). O desejo por reconhecimento nos levará a morte.
Resumindo, se teu sonho te faz buscar capacitação em Deus para servir, ele irá te promover, mas se seu sonho faz você exibir sua habilidades para uma auto-promoção, ele irá te condenar.
Portanto, para entendermos se nossos sonhos irão nos promover ou nos condenar nós temos que fazer um filtro perguntando: “Porque quero estar lá?”. Avalie seus sonhos:
- Você quer usar o que é de Cristo ou quer colocar suas habilidades em projeção?
- Você quer servir ou aparecer?
O problema não são nossos sonhos, mas a razão pela qual sonhamos. Se você chegou à conclusão que seu sonho irá te promover, vigie a motivação do seu coração para não estragá-lo. Se você chegou à conclusão de que seu sonho irá te condenar, peça a Deus para te ajudar a corrigir a sua motivação (talvez, como resposta de oração, ele até deixe de ser um sonho…).
Um comentário em “Sonhos de vida ou de morte?”