Dons do espírito: palavra de sabedoria

“Palavra de sabedoria” é um dos 9 dons do Espírito Santo citados pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12. A “palavra de sabedoria” é diferente da “sabedoria”. A “sabedoria” pode ser dada a qualquer um que buscá-la em Deus (Tiago 1:5) já a “palavra de sabedoria” é um dom de revelação dado pelo Espírito Santo como ele deseja (1 Coríntios 12:7).

De todos os dons do Espírito Santo a  “palavra de sabedoria” é o que tem mais característica de predição (revelação de coisas que ainda não aconteceram). Esse dom tem como característica principal o conselho. Podemos definir “palavra de sabedoria” como um dom de revelação que vêm seguido de um conselho. Sendo que, a revelação virá por testemunho interior ou visões.

No antigo testamento podemos observar a manifestação desse dom em José do Egito. Quando José interpretou o sonho do faraó ele diz que era Deus quem daria uma resposta à Faraó, ou seja, a revelação do sonho era algo que o Espírito Santo daria a José. Junto com revelação do que significava o sonho do faraó, Deus também deu ao faraó, por meio de José, um conselho sobre o que deveria fazer (Gênesis 41: 15-37). Observe:

  1. Revelação: 7 anos de fartura e 7 anos de fome
  2. Conselho: escolher um homem sábio para administrar os alimentos do Egito, recolhendo e armazenando a quinta parte do que for produzido durante os anos de fartura.

No novo testamento, encontramos um exemplo parecido com o de José. Ágapo também teve uma revelação sobre um período de fome e então a liderança da igreja providenciou doações para os irmãos suportarem a época difícil que estava por vir (Atos 11:27-30).

No livro de Atos também vemos um exemplo de manifestação de “palavra de sabedoria” com Tiago, durante o debate sobre os gentios. Tiago não só tem a revelação sobre como proceder com os gentios como também dá um conselho sobre o que eles deveriam fazer (Atos 15: 13-29). Observe:

  • Revelação: não por dificuldade aos gentios que estão se convertendo
  • Conselho: escrever uma carta passando algumas orientações

O verso 28 deixa claro que foi o Espírito Santo quem deu a Tiago essa “palavra de sabedoria”: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias. Atos 15:28

Portanto, a “palavra de sabedoria” é um dom do Espírito Santo, que se manifesta quando o Espírito usa alguém para transmitir uma revelação seguida de conselho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s