Dons do espírito: palavra de conhecimento

“Palavra de conhecimento” é um dos 9 dons do Espírito Santo citados pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12.  A “palavra de conhecimento” é a revelação de uma parte do conhecimento de Deus, como se fosse um pequeno fragmento do seu conhecimento.

A revelação vem por meio de visões (incluindo sonhos) e testemunho interior. O conhecimento gerado deve ser avaliado e você pode “deduzir” o que deve fazer. Muitas vezes nós não entendemos perfeitamente aquilo que Deus está nos dizendo, mas no momento em que vivemos uma determinada situação a revelação fará todo sentido.

Observe os textos abaixo:

Atos 10:17  “Enquanto Pedro estava refletindo no significado da visão, os homens enviados por Cornélio descobriram onde era a casa de Simão e chegaram à porta.”

Atos 10: “Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você.”

O Espírito Santo havia dado a Pedro uma visão (Atos 10:9-16), um conhecimento foi revelado à ele, mas ele não entendeu muito bem o que aquilo significava. Então, Pedro começou a refletir e pensar sobre aquilo que havia acabado de ver. Apenas quando se encontrou com Cornélio e foi convidado a pregar aos gentios foi que ele entendeu a visão, Deus estava dizendo que ele poderia compartilhar o evangelho com aqueles que não eram judeus.

É isso que devemos fazer quando recebermos algo do Senhor, refletir e orar. Deus não nos revela algo apenas para fazer uma “fofoca”, ele nos mostra algo para que possamos agir, por exemplo, se Deus nos revela algo relacionado a uma doença é para oramos por cura.

Nós podemos ver o dom da “palavra de conhecimento” aparecendo no antigo testamento em 2 Reis 5:19-26, quando o espírito revela a Eliseu o pecado de seu servo. Também podemos observar esse dom no novo testamento, quando Jesus conversa com a mulher samaritana e tem a revelação de que ela não tinha maridos. Lembrando que tudo que Jesus fez na terra fez como homem ungido pelo Espírito Santo, assim como nós, e, por isso, ele disse que poderíamos fazer as mesmas coisas ou coisas maiores.

Portanto, a “palavra de conhecimento” é um dom do espírito que nos da revelação de situações, doenças, pecados, entre outras coisas. Com a finalidade de agirmos de acordo com aquilo que nos é revelado, para que sejamos abençoados e possamos abençoar nossos irmãos, edificando-nos uns aos outros.

Gostou desse estudo? Então compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s