Supere a depressão

Oi gente, tudo bem? Esses dias estava lendo um livro da Joyce Meyer que se chama “Campo de Batalha da Mente” e achei um capítulo bem interessante, pois ela nos ajuda a refletir sobre algumas atitudes do Rei Davi que podem nos ajudar a superar a depressão. Sei que muitas pessoas passam por isso e sendo assim, resolvi compartilhar algumas coisas que aprendi  com vocês. Meu desejo é que essa mensagem chegue a pessoa certa, na hora certa.

Inicialmente, quero te convidar a ler o Salmos 143:3-10, nós vamos estudar cada um dos seus versos e extrair as 5 dicas do Rei da Davi (escritor do Salmo) sobre como superar a depressão.

Davi começa o salmo descrevendo seu problema.

“O inimigo persegue-me e esmaga-me ao chão; ele me faz morar nas trevas, como os que há muito morreram. O meu espírito se desanima; o meu coração está em pânico. Salmos 143:3,4

A sensação de morar em meio as trevas, cercado por desanimo e pânico certamente é uma situação depressiva, Davi se sentia assim, mas veja a causa do seu sofrimento: ele estava sendo atacado por seu inimigo e isso afetava diretamente seu espírito e coração (alma).

Nos versos seguintes Davi começa a contar como lidou com esses problemas.

  1. Lembre-se do bom tempo

“Eu me recordo dos tempos antigos; medito em todas as tuas obras e considero o que as tuas mãos têm feito.” Salmos 143:5

Lembrar, meditar e refletir são funções da mente. Davi sabia que seus pensamentos afetariam seus sentimentos, então ele começou a pensar em coisas que o ajudariam a superar o ataque à sua mente.

Eu já vivi isso, um tempo atrás passei por um problema no casamento que me abalou bastante e toda vez que me vinham pensamentos de pessimismo eu os substituía, racionalmente, por nossas melhores lembranças: viagens, conversas, declarações e etc. Isso me ajudou muito e aos poucos aqueles pensamentos pessimistas foram me deixando.

2. Louve ao Senhor

“Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti.” Salmos 143:6

Apenas Deus poderá saciar sua alma sedenta, então, louve ao Senhor mesmo em meio as dificuldades. Não se iluda achando que outras coisas vão suprir a necessidade que você tem, apenas Deus pode satisfazê-lo inteira e completamente. Correr atrás da coisa errada irá te desapontar e pode piorar ainda mais sua depressão.

3. Peça ajuda a Deus

“Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova. Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.” Salmos 143:7,8

Davi sabia que ele precisava de Deus, ele precisava do cuidado, amor e direção do Senhor. Então ele clama a Deus por isso. Devemos fazer a mesma coisa e colocar toda nossa urgência no colo de Deus em oração.

4. Peça livramento

“Livra-me dos meus inimigos, Senhor, pois em ti eu me abrigo.” Salmos 143:9

Mais uma vez Davi declara que toda sua esperança vinha do Senhor e que apenas ele poderia o ajudar. Davi pede que Deus o livre do inimigo.

Observa que o tempo todo Davi foca em Deus, em como ele depende do Senhor e em como Deus pode o ajudar, não no seu problema.

5. Busque sabedoria

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.” Salmos 143:10

Davi termina o Salmo dizendo que quer estar no centro da vontade de Deus, pois ele sabe que esse é o único lugar seguro para estar e pede ao Espírito Santo que o conduza por um terreno plano, sem altos nem baixos, ele não quer ter emoções vacilantes, mas deseja estar inabalável.

É claro que se você está em depressão deve procurar ajuda especializada, mas como somos corpo, alma e espírito, acredito que não devemos cuidar apenas do corpo e acho que essas dicas podem te ajudar a cuidar a alma e do espírito.

Por fim, vou deixar aqui um testemunho do Padre Marcelo Rossi no Danilo Gentile, achei fantástica a forma como ele lidou com essa doença e acho que esse exemplo também pode te ajudar.

Não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos, para que mais pessoas sejam alcançadas. Deixe também um “curtir” aqui. Um beijo e até mais!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s