Transferências de dons

Oi gente, tudo bem? Nas últimas semanas nós estamos estudando “dons espirituais” aqui no blog. Já temos estudos sobre todos os 9 dons disponíveis e estamos quase encerrando essa série. Entretanto, ainda precisamos entender melhor como podemos receber os dons espirituais. Eu sei que no meio Cristão é muito comum falarmos sobre transferência de dons por imposição de mãos, mas eu sempre tive um pouco de dúvida sobre isso. Sendo assim, quero te convidar a estudar melhor o assunto.

“Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los.” Romanos 1:11

Quero destacar nesse texto duas palavras: compartilhar e dons. A palavra compartilhar, deriva de uma palavra grega cujo significado é o mesmo de dar/tornar disponível. Já a palavra dom, vem do original “carisma“, a mesma palavra usada por Paulo para descrever os dons espirituais em 1 Coríntios 12.

Então, podemos perceber que Paulo queria dar dons espirituais aos romanos. Logo, a transferência de dons é sim possível.

Paulo já havia feito isso antes, com Timóteo.  No texto de 2 Timóteo 1.6 fica evidente que Paulo havia transferido dons espirituais à Timóteo.

“Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.” 2 Timóteo 1:6

Entretanto, precisamos reparar que: é o Espírito Santo é quem distribui os dons, conforme Ele quer (1 Coríntios 12:11). Portanto, não basta que alguém coloque as mãos sobre nós e ore para que recebamos determinado dom. Isso só irá acontecer se for da vontade do Senhor.

Veja o texto de 1 Timóteo 4:14: “Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.”

Timóteo havia sim recebido dons por transferência, mas mediante um inspiração profética. Nós podemos impor as mãos e orar para que outra pessoa receba algum dom, entretanto, isso deve ser feito mediante uma inspiração dada por Deus, pois, a fonte do poder é Deus e não a outra pessoa. Ele pode usar outra pessoa, mas apenas se ele quiser.

O Espírito Santo que está em nós vai nos capacitar independente do processo e você precisa crer nisso. A sua buscar por um dom, combinada com a vontade de Deus para sua vida é o que vai fazer com que os dons sejam ativados sobre você. Sendo assim, você não precisa ir atrás de alguém, para que essa pessoa imponha as mãos e ore por você.

Paulo, por exemplo, precisava que alguém colocasse as mãos sobre ele para que ele recuperasse a visão. Deus falou isso pessoalmente com Ananias e deu essa ordem, ou seja, se você precisar que alguém imponha as mãos sobre você, Deus vai se encarregar de enviar alguém. Apenas busque no Senhor e aquilo que você precisa para o desempenho do seu chamado lhe será dado.

Gostou desse texto? Não deixe de compartilhar com os amigos, isso ajuda nosso blog a crescer. Um beijo e até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s