É um pouco polêmico escrever sobre o batismo no Espírito Santo visto que existem diversas opiniões sobre o assunto. A proposta hoje não é discutir quem está certo ou errado, mas apresentar um estudo com referencial bíblico.
Para isso, primeiramente vamos entender o conceito do “batismo no Espírito Santo” que será abordado aqui. Quando uma pessoa crê em Jesus, o Espírito Santo vem morar no seu interior. Todos os cristãos têm o Espírito de Deus habitando em seu interior.
Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça (Romanos 8: 9,10).
Porém há um momento em que o Espírito Santo opera em nós de forma mais poderosa, nos enchendo de virtude, poder e manifestando seus dons. Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo.
“Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? Eles responderam: Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo” (Atos 19:2).
Observe que em Atos 19.2 que eles haviam crido, mas ainda não tinha recebido o Espírito. Por tanto, o revestimento de poder proporcionado pelo batismo no Espírito Santo ainda não havia acontecido. Observe também que logo que receberam o batismo eles começaram a falar em línguas e a profetizar.
“Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar” (Atos 19:6).
O batismo no Espírito tem por objetivo nos habilitar de modo sobrenatural para o trabalho cristão. Quando recebemos o Espírito, tornamo-nos muito mais úteis à obra de Deus. Sendo assim, batismo com o Espírito Santo é muito importante para que a Igreja seja eficaz mediante a operação do poder de Deus.
Mas como podemos ser batizados no Espírito? Vejamos alguns exemplos bíblicos:
“Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Atos 8:14-17”
“Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. Atos 10:44”
O batismo no Espírito é algo independente de emoções. Não é um esforço mental, recitando alguma fórmula, repetindo uma oração, ou fazendo algum ritual, como, por exemplo, ficar repetindo “glória, glória, glória”. O batismo no Espírito é uma questão de fé. A pessoa deve pedir e crer em Cristo e nas suas promessas. Nós podemos orar e buscar o batismo a exemplo do que aconteceu em Atos 8 e Atos 19.
A maioria das discussões sobre esse assunto gira em torno das evidências sobre o batismo no Espírito. Alguns afirmam que o batismo com o Espírito Santo não é evidenciado pelo falar em outras línguas; outros crêem que o batismo com o Espírito Santo às vezes é evidenciado pelo falar em novas línguas; e outros ainda acreditam que o batismo com o Espírito Santo é sempre acompanhado pela evidência inicial do falar em outras línguas.
Atos 1.8 diz: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Esse versículo aborda dois pontos diferentes, receberemos poder e seremos testemunhas. O poder oriundo do Espírito tem a finalidade de testemunhar sobre Cristo, essa é a principal evidência do batismo no Espírito. Uma pessoa que foi batizada recebeu poder para testemunhar a Cristo. A vida da pessoa muda. Veja o exemplo de Pedro.
Pedro antes havia negado a Cristo três vezes, mas depois de receber o Espírito teve ousadia para enfrentar as autoridades que tentavam impedir a proclamação do evangelho (Atos 4.13; Atos 5.27-29).
Depois de recebermos o Espírito é importante manter a sua chama acesa. A santidade e a comunhão com o Senhor farão com que fiquemos sensíveis a voz do Espírito Santo, de modo que sempre sejamos úteis em suas mãos.
Como foi falado no estudo anterior, o Espírito Santo é uma pessoa, nós podemos nos relacionar com ele e deixar que ele se manifeste em nós em qualquer lugar.
Portanto, o batismo no Espírito é um revestimento de poder que permite que sejamos testemunhas de Cristo. Como cristãos devemos buscar esse batismo e o receberemos por meio da nossa fé. Para concluir vou deixar aqui um vídeo do pastor Lucinho.
Gostou? Compartilhe com os amigos.
Um comentário em “Estudo: “Batismo com Espírito Santo””