Estudo: “Dons Espirituais”

Hoje nós estudaremos sobre os dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo na Igreja. De acordo com 1 Coríntios 12: 8-10 o Espírito Santo distribui 9 dons espirituais: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas. O propósito desses dons é a edificação da igreja.

Nesse estudo nós vamos agrupar esses dons em 3 categorias: dons de relevação (palavra de sabedoria, palavra de conhecimento e discernimento de espíritos), dons de poder (fé, cura e operação de milagres) e dons vocais (profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas).

As revelações geralmente se manifestam por sonhos, visões ou testemunho interior (quando o Espírito Santo testifica ao nosso espírito, é aquilo que “sentimos”). Os dons de poder realizam sinais e maravilhas. Já os dons vocais são aqueles relacionados à voz, manifestos por inspiração divina.

Todos nós podemos receber os dons espirituais, o que acontece ao sermos revestidos de poder pelo Espírito (batismo no Espírito Santo). I Coríntios 12:7 diz que os dons são dados a cada um e que operamos esses dons de forma similar a um corpo, ou seja, cada um tem uma função específica para desempenhar na Igreja de Cristo e por isso recebe um dom determinado.

Nos evangelhos os dons se manifestavam, muitas vezes, na rua mesmo. Não há nada que diga que os dons apenas se manifestem nos cultos. As pequenas reuniões nos lares, por exemplo, são bons lugares para manifestações de dons, pois, muitas vezes, nas reuniões dos templos, por causa da necessidade de ordem, não é possível que cada um opere seu dom, já nessas pequenas reuniões é possível que todos participem. Mas os dons precisam ser desmitificados, pois, podem ocorrer em qualquer lugar e devem fazer parte do dia a dia dos cristãos.

Abaixo uma descrição dos dons e exemplos bíblicos de suas manifestações:

  • Palavra de Sabedoria:uma revelação seguida de conselhos (Atos 20: 25-31).
  • Palavra de conhecimento:uma revelação que te mostra algo sobre o qual você deve agir. A revelação é simples e por si só te dá conhecimento necessário para agir (Atos 10: 1-28).
  • Discernimento de espíritos:quando você consegue perceber o mundo espiritual a sua volta. Não é relacionado apenas a espíritos ruins e processos de libertação, mas todas as vezes que a bíblia fala sobre uma visão de anjos, por exemplo, é uma manifestação desse dom (Atos 16:16-18).
  • Fé:essa fé não é uma a fé normal que Deus dá a todo cristão. É como se fosse uma upgrade na fé de alguém, para que essa pessoa seja capaz de receber um milagre ou cura (Atos 14:9-10).
  • Dons de cura:refere-se a capacidade de operar curas nas pessoas com enfermidades, seja ela qual for (Atos 3: 1-8).
  • Operação de milagres:realização de sinais, tudo que não é cura física pode ser classificado como milagre (Atos 4:23-31).
  • Profecia:as profecias edificam, exortam e consolam as pessoas que as recebem. Geralmente é uma testificação de algo que Deus já tem ministrado no coração da pessoa que recebe (Atos 5: 3-4).
  • Variedade de Línguas: o dom de variedade de línguas tem a mesma função do dom de profecias: edificar, exortar e consolar. Age em conjunto com o dom de interpretação de línguas (Atos 10: 44-46)
  • Interpretação de Línguas: é o dom de interpretar o que foi profetizado em outra língua. Esse dom só opera em conjunto com o dom de variedade de línguas (Atos 2).

Para concluir, uma observação. 1 Coríntios 12 fala dos dons, 1 Coríntios 14 fala da utilização dos dons e 1 Coríntios 13 fala do amor. Justamente entre o recebimento e a operação dos dons está o amor, pois, Deus nos dá dons para usá-los em amor edificando vidas.

Gostou? Compartilhe com os amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s