Estudo: Quando descubro quem Ele é descubro quem eu sou

Hoje vamos iniciar uma série de estudos sobre “Identidade e Propósito”, esses estudos são baseados em um curso do pastor Luciano Subirá, disponível no site do orvalho.com. Nosso primeiro estudo será sobre “Revelação e Realização”, existe uma relação entre essas duas coisas. À medida que temos a revelação de quem Deus é, descobrimos quem nós somos e o que fazemos.

“E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? ”  

Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 

Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Mateus 16:15-18  

Quando Jesus perguntou aos discípulos quem ele era, Simão teve a revelação de que Jesus era o Cristo. Em seguida, Jesus revelou a Simão quem Simão era e o que faria.

  • Pedro, do original “pedaço de pedra”
  • pedra , do original, “grande pedra”

Pedro faria parte da edificação da igreja de Cristo, onde Jesus é a pedra principal (1 Pedro 2:4,5).

Nossa identidade é percebida pela revelação que nós temos sobre o próprio Deus. Entender quem nós somos é o que permite a realização do nosso chamado. Sendo assim, conhecer a nossa identidade é uma preparação para o cumprimento do nosso propósito.  

Conhecendo a Deus nós teremos dois tipos de revelação sobre nós mesmo: revelação das nossas virtudes e revelação dos nossos defeitos/pecados.

As nossas virtudes vêm por sermos imagem e semelhança do próprio Deus. Os nossos defeitos vêm para nos transformar e mostrar que somos dependentes do Senhor. As fraquezas não são empecilhos, mas servem para mostrar que apesar de todas as nossas limitações Deus pode nos usar. Além disso, são as fraquezas que nos impedem de nos vangloriarmos, pois elas fazem com que dependamos da força de Deus.

Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. 2 Coríntios 12:9   

 Se não enxergarmos as nossas limitações não veremos a graça de Deus. Paulo sabia que ele não era digno de ser apóstolo. Porém sua identidade não era definida por isso, pela graça ele foi levantado apóstolo e vez até mais do que os outros, pois o que fazemos não depende de nós, da nossa história, das nossas habilidades, nem das nossas fraquezas, mas da graça de Deus.  

Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo. 1 Coríntios 15:9,10

Enxergar nossas fraquezas faz com que sejamos dependentes de Deus e enxergar nossa força em Deus nos permite saber até onde podemos ir.  A identidade é um conhecimento progressivo. À medida que conhecemos à Deus conhecemos à nós mesmos.

O caminho para obtermos a revelação sobre quem é Deus é a oração. É na oração que o Senhor nos mostrará quem somos nele. É na oração que Deus tratará nosso mal. É na oração que seremos impelidos a perdoar. É na oração que seremos encorajados à cumprir aquilo que o Senhor tem para nós.

 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês”, declara o Senhor Jeremias 29:11-14

Portanto, devemos buscar a Deus para conhecer quem nós somos e tomar posse da nossa identidade em Cristo para assim, podermos cumprir o propósito que Ele tem para nossa vida.

Um comentário em “Estudo: Quando descubro quem Ele é descubro quem eu sou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s