Quando Deus chama

Todos nós temos um propósito pelo qual fomos chamados, uma tarefa que Deus nós designou, temos dons e talentos para cumprir esse propósito e todas as nossas dificuldades serão supridas pelo poder de Deus. Na hora certa Deus vai nos chamar, assim como ele chamou Moisés.

Moisés um hebreu que ainda criança escapou da morte e foi criado pela princesa do Egito. Quando ficou mais velho, Moisés se indignou com a escravidão do povo e acabou matando um capataz egípcio. Ele teve medo e fugiu para Midiã onde se casou e virou pastor de ovelhas. Um dia, enquanto pastoreava Deus o chamou para falar sobre sua missão, “libertar o povo hebreu do domínio egípcio”

Quando estava no Egito Moisés ficou indignado com a escravidão e acabou sendo chamado para libertar o povo. Assim como Moisés, nosso chamado também pode estar ligado a algo que nos traga indignação. Em Midiã Deus começou a preparar Moisés fazendo dele um pastor, aquele que cuida e direciona, justamente, o que ele faria com o povo hebreu. Nada em nossa vida é por acaso. Tudo que passamos será usado por Deus para o cumprimento do nosso chamado. Moisés ficou sendo preparado por 40 anos até que o tempo chegou.

Quando Deus chamou Moisés ele apresentou 5 impedimentos para dizer “sim”, mas Deus supriu todos eles e por isso, Moisés teve coragem. Vejamos cada impedimento e cada atitude de Deus:

  1. Moisés teve medo e Deus deu a ele uma revelação (Êxodo 3: 5-6)

Quando Deus te chamar você também terá medo, mas fique atento a tudo que o Senhor falar. A revelação da sua missão virá acompanhada de uma promessa que lhe dará força para continuar. No caso de Moisés, Deus disse: “Eu vou tirar o meu povo do Egito”, isso dava força para que ele continuasse a frente dos hebreus independente das dificuldades.

  1. Moisés se sentiu incapaz e Deus o encorajou (Êxodo 3: 11-12)

Nós temos muitas habilidades e também muitas dificuldades. O inimigo nos faz focar nas dificuldades a fim de nos desencorajar. Entretanto, Deus supre toda dificuldade. Deus chama o tímido para falar em público para que ele saiba que foi o Senhor que o capacitou a estar ali. As dificuldades são necessárias para que nós não fiquemos soberbos. Por isso, quando nos sentimos incapazes Deus nos encoraja. Deus nos faz a mesma promessa que fez para Moisés “Eu estarei com você”.

  1. Moisés teve dúvidas e Deus deu a Ele conhecimento (Êxodo 3: 13-14)

Muitas coisas nós não saberemos como fazer, mas precisamos nos lembrar que Deus está conosco. Sendo assim, basta perguntar a Ele: “O que devo pregar? Como vou para tal projeto? Como abordar aquela pessoa?”. Deus irá nos responder e dar o conhecimento necessário.

  1. Moisés foi incrédulo e Deus deu a ele poder (Êxodo 4:1-9)

Moisés achou que as pessoas não iriam ouvir o que ele dizia. Então, Deus deu poder a ele. Sinais e milagres acompanharam Moisés. Esse mesmo poder também está disponível a nós. Precisamos tomar posse de toda autoridade que recebemos de Cristo.

  1. Moisés resistiu ao seu chamado e Deus deu a ele ajuda (Êxodo 4:10-14)

Apesar de todo cuidado que Deus havia dado a Moisés ele ainda não se sentia capaz. Sua limitação, a fala, o amedrontava e mesmo Deus dizendo que Ele era quem nos dava a voz, Moisés resistiu e pediu que Deus enviasse outro. Deus conhece nossos limites, mas eles não podem impedir o que Deus tem para nós. A fim de completarmos nossa obra Deus enviará a ajuda necessária. Para Moisés Deus enviou Arão, seu irmão. Para nós Deus enviará outro irmão, alguém cujas habilidades irão suprir aquilo que nos limita. Em Cristo somos um corpo. Cada um tem uma função, que completa a função do outro, para que tudo funcione perfeitamente.

Quando recebeu ajuda, Moisés teve coragem e voltou para o Egito de onde libertou o povo. A realização que buscamos para nossa vida só virá quando cumprimos aquilo que Deus nos chamou. Nunca estaremos satisfeitos com o emprego, com a carreira ou com a formação enquanto não estivermos no centro da vontade de Deus, fazendo aquilo pelo qual fomos chamados. É isso que trará a realização que buscamos ao fazermos cursos e recebermos promoções. Atender ao chamado de Deus é a garantia de que fizemos tudo que deveríamos ter feito. Por isso, tenha coragem e diga “Sim” ao que Deus tem para você, ele suprirá todo resto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s