Conhecendo o Espírito Santo

Quando falamos de dons espirituais há muita dúvida. As pessoas falam em dons de revelação, dons de apóstolo, dons de pregar, dons de ensinar, dons de línguas e muitos outros. Mas quais são realmente os dons espirituais?

A bíblia nos apresenta três listas de dons: dons ministeriais (Efésios 4:11) , dons operacionais (Romanos 12:6-8)  e dons espirituais (1 Coríntios 12: 8-10). Essas listam revelam uma interação da trindade: Jesus nos dá dons ministeriais, Deus nos dá dons operacionais e o Espírito Santo nos dá dons espirituais.

Quando Paulo se referia aos dons espirituais ele utilizava a palavra carisma e de acordo com ele o Espírito Santo pode distribuir 9 carismas diferentes: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, milagres, profecia, discernimento de espíritos, falar em línguas e interpretação de línguas.

No antigo testamento, a figura do candelabro representava o Espírito Santo. De acordo com as descrições dos textos bíblicos, saiam 3 hastes de cada lado do candelabro e sobre essas hastes eram postas três amêndoas. Podemos correlacionar um lado do candelabro com os frutos do espírito (falaremos disso em outro momento) e o outro lado com os dons do espírito. As três hastes seriam três categorias de dons e as amêndoas os três dons específicos de cada categoria.

candelabro espírito santo

Estudando os dons podemos perceber características que nos permite agrupá-los em: dons de revelação, dons de poder e dons de palavra. Os dons de revelação são: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento e discernimento de espíritos. Os dons de poder são: fé, milagres e cura. Os dons de palavra são: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.

As revelações geralmente se manifestam por sonhos, visões e testemunho interior. Os dons de poder realizam sinais e maravilhas. Já os dons de palavra são palavras manifestas por inspiração divina.

A orientação de Paulo é que nós devemos buscar esses dons. Mas como podemos fazer isso? Acredito que todos nós temos o desejo de operar em determinado dom. Esse desejo pode vir do Senhor, pois a palavra diz que Deus efetua em nós tanto o querer, como o efetuar (Filipenses 2:13).

Paulo nos orienta a buscar os dons espirituais, mas para buscá-los nós precisamos desejá-los. É certo que é o próprio Espírito que distribui os dons conforme sua vontade (1 Coríntios 12:11). Por isso, ele pode despertar em nós o querer.

Sendo assim, se o desejo por algum dom arder em nosso coração nós teremos motivação para começar a buscá-lo e nós devemos fazer isso de duas formas:

  1. Orar especificamente pelo dom (1 Coríntios 14:13)
  2. Estar aberto e receptivo a fluir no dom em qualquer momento (como já falamos os dons espirituais são simples e podem fluir em qualquer lugar e hora, sendo assim, você deve ter essa disposição em seu coração)

Agindo dessa forma, no momento certo você receberá o dom, ou os dons, que o Espírito deseja que você opere. Muitos questionam a transmissão de dons pela imposição de mãos. Isso pode sim acontecer, mas é apenas uma parte de um processo que exige uma interação do homem com o Espírito, se não fosse assim, Paulo não precisava advertir Timóteo sobre a utilização de seus dons (1 Timóteo 4:14  e 2 Timóteo 1:6,7). Nós precisamos buscar os dons com oração e disposição para utilização.

Portanto, o Espírito Santo distribui no corpo de Cristo dons espirituais, cuja operação tem como objetivo nos ajudar a realizar nosso chamado. Por isso, nós devemos desejar os dons e buscar-los em oração e com disposição a utilizá-los quando o Senhor mandar.

Um comentário em “Conhecendo o Espírito Santo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s