Exemplos de manifestações do Espírito Santo

Essa semana nós temos refletido sobre a realidade da igreja perseguida. A perseguição nos torna totalmente dependentes de Deus e talvez por isso nós podemos ver muitas manifestações espirituais em ambiente onde há perseguição.

É verdade que os cristãos sempre foram perseguidos, desde a época de Jesus até os dias de hoje. Por isso, o livro de Atos é um excelente referencial para estudarmos como o Espírito Santo se manifesta quando somos perseguidos. Para esse estudo escolhi 3 passagens bíblicas referentes a momentos de perseguição sofridos pelo apóstolo Paulo.

  1. Atos 16:16-27

Paulo estava com Silas em Filipos, onde passaram algum tempo. Certo dia, Paulo e Silas estavam indo para uma reunião de oração quando expulsaram um espírito de adivinhação de uma jovem escrava. Como os donos da escrava ganhavam muito dinheiro com suas adivinhações se rebelaram contra Paulo e Silas e eles acabaram sendo açoitados e presos.

Na prisão Paulo e Silas oravam e cantavam quando aconteceu um milagre, uma intervenção divina em uma causa impossível. As portas da prisão simplesmente se abriram e eles puderam testemunhar o caráter de Cristo e serem soltos. O Espírito Santo age em favor daqueles que sofrem perseguição por causa do nome de Jesus.

  1. Atos 21:8-15

Paulo estava em Cesareia na casa de Felipe e seguiria viajem para Jerusalém. Paulo sabia que em Jerusalém coisas terríveis o aguardavam, mas tinha convicção que era vontade de Deus que ele fosse para lá.

Certo dia, um profeta chamado Ágabo entregou uma profecia a Paulo sobre sua prisão em Jerusalém. Nada do que Ágabo havia falado era novo para Paulo, ele já sabia, tanto que disse estar pronto não apenas para prisão, mas também para morte. Essa palavra foi uma testificação de algo que o Senhor já havia ministrado ao coração de Paulo e por mais estranho que pareça, pode ter o fortalecido, pois mostrou a ele que Deus estava no comando de tudo e que tudo aquilo que vinha sendo ministrado ao seu coração era realmente a voz do Espírito. Paulo escolheu obedecer a Deus mesmo sabendo de tudo que o esperava em Jerusalém, pois Deus dá coragem para aqueles que precisam sofrer nesse mundo por amor à Ele.

  1. Atos 27

Paulo estava preso seguindo rumo à Itália de navio. Durante a viajem Deus usou a vida de Paulo para alertar os soldados sobre uma tempestade, dando a ele uma revelação sobre o que aconteceria, como os soldados não quiseram dar ouvidos a Paulo partiram e sofreram grandes danos causados pela tempestade. Ainda assim, Deus enviou um anjo que apareceu a Paulo em visão dizendo que tudo ficaria bem. Em ambientes de perseguição Deus usará a nossa vida para abençoar aqueles que nos perseguem.

Esses são alguns dos muitos testemunhos que encontramos na bíblia, mas não pense que essas coisas estavam restritas ao tempo dos apóstolos. Deus continua operando de forma sobrenatural na vida daqueles que o amam.  Veja o aconteceu com esse irmão preso na Sibéria.

Portanto, nos podemos sim viver essas e muitas outras coisas em Deus. Por isso, devemos sempre buscar os dons espirituais e fluir neles de forma simples e cotidiana. Deus não deixa desamparados aqueles que perecem por amor à Ele.

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” 2 Coríntios 4:8,9

Para saber mais sobre o assunto acompanhe nosso blog é só nos seguir por aqui ou pelo facebook, em breve teremos mais estudos sobre dons espirituais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s