Cuide do seu corpo

Olá pessoal, tudo bem? Hoje quero falar com você sobre um tema extremamente importante, mas que muitas vezes passa desapercebido na nossa vida. O cuidado com o corpo. Veja o versículo abaixo:

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23

Nas próximas semanas nós vamos falar mais sobre esse texto, mas agora, vamos focar na parte que diz: “que o corpo de vocês seja conservado irrepreensível”.

A uns dias atrás eu fiz uma menção ao outubro rosa no Instagram, mês em que muito se falará sobre a saúde da mulher, dizendo que ao pensar em saúde temos que pensar no corpo, alma e espírito. Fiz também uma enquete perguntando se as pessoas cuidam dos três, a maioria das resposta foi “não” e o “corpo” foi apontado como sendo o mais negligenciado.

Agora pense bem: Nós somos templo do Espírito Santo, Deus escolheu habitar em nós e nós temos sido negligentes no cuidado com esse templo?

Às vezes nos preocupamos com a infra-estrutura da nossa igreja, dizendo que precisamos fazer o melhor para Deus, mas negligenciamos seu verdadeiro templo, parece um pouco contraditório, não é mesmo?

Deus nos fez mordomos / gerentes desse santuário e por isso devemos mantê-lo de forma irrepreensível.

O cuidado com o corpo envolve pelos menos 3 coisas: alimentação, descanso e atividade física.

1. Alimentação

A relação do homem com a comida sempre foi perigosa. Repare que no Eden o pecado entrou por causa da comida, a primeira área que Jesus foi tentado no deserto foi a comida, Ezaú trocou todo seu direito a primogenitura por causa de comida, os israelitas no deserto tiveram saudade da escravidão também por causa da comida.

A comida hoje é o tipo de prazer que é lícito ao cristão, então descarregamos nossa ansiedade, nossa aflição, nossos medos, nosso tédio, nossa alegria e muitas outras coisas nela. Não bebemos, não fumamos, nem usamos drogas, mas somos viciados na comida.

download.jpg

Repare como é difícil dizer não para algo que você está com vontade de comer, ou como é difícil trocar a forma como você se alimenta. Isso acontece porque você está preso, escravo da comida.

Uma hora começaremos a colher tudo que estamos plantando nessa área: o sobrepeso, a diabetes, a pressão alta, o colesterol, as dores por todo o corpo e quando isso acontecer começaremos a espiritualizar todas as coisas transferimos para Deus a responsabilidade por nossos atos, clamando por cura ou buscando o propósito por passar por tal situação. Entretanto, estaremos apenas colhendo aquilo que plantamos.

2. Descanso

Quando Deus criou o mundo ele mesmo descansou e nós muitas vezes tratamos isso como mera perda de tempo. Nos sobrecarregados até mesmo com as atividades do ministério e esquecemos do tempo de lazer com a família, do tempo para nossos hobbies e do tempo de sono. Será que Deus errou mesmo ao colocar em nós a necessidade do descanso, ou ao criar um corpo com necessidade de 8 horas de sono diária? Dizer: “Dormir 8 horas é perda de tempo” é o mesmo que dizer ao Senhor que o que ele fez na verdade não era muito bom, que ele errou na forma como nos criou.

3. Atividade Física

Em relação a esse tópico, costumamos nos esconder sobre a desculpa da vaidade exagerada e da ideia de que devemos nos amar como nós somos. É claro que a vaidade em excesso não é saudável, nada em excesso é, mas estamos falando de cuidado com o corpo, não de vaidade. Também devemos nos amar como somos, mas como somos de verdade? Como você é sem a escravidão da gula ou da preguiça?

“Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso?” Provérbios 6:9

Gente, o cuidado com o corpo é um assunto tão importante para Deus quanto o cuidado com a alma e o espírito, o versículo que iniciamos esse texto deixa isso bem claro e não podemos ser negligentes com ele. Abaixo vou deixar alguns versículos e perguntas para reflexão:

“Feliz é a terra cujo rei é de origem nobre, e cujos líderes comem no devido tempo, para recuperar as forças, e não para embriagar-se.” Eclesiastes 10:17

Você come para nutrir seu corpo, recuperar suas forças e ter energia? Ou você come para dar prazer a sua carne?

“Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.” Efésios 5:29

Você tem cuidado e alimentado seu corpo da mesma forma como Cristo faz com a igreja?

Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. 1 Tessalonicenses 4:4:5

Você consegue controlar os desejos do seu corpo?

“Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos.” Efésios 5:28

De que forma você tem amado seu corpo e como isso afeta o relacionamento familiar?

Para finalizar, eu gostaria de deixar a frase de um grande avivalista do século XVIIII que morreu muito cedo, Robert Murray M’Cheyne:

“O Senhor me deu uma mensagem e um cavalo. Matei o cavalo. Oh, o que devo fazer com a mensagem agora?”

Para cada um de nós, Deus designou uma missão específica e precisamos nos cuidar, para conseguir cumprir aquilo que o Senhor  nos designou.

Vou deixar aqui a indicação de mais dois textos do blog sobre isso: “Comer, dormir e orar” e “O processo da alimentação”, testemunho de uma amiga que viveu um processo transformador nessa área.

Espero que possamos refletir sobre todas essas coisas, um beijão e até mais…

2 comentários em “Cuide do seu corpo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s