Cuide da sua alma

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”  1 Tessalonicenses 5:23″

Olá, pessoal! Tenho refletido com vocês sobre esse texto bíblico. Anteriormente, falamos sobre manter nosso corpo irrepreensível. Hoje vamos falar da “alma”.

A alma é nosso mundo das nossas emoções. Ela está entre o espírito e o corpo, pois pertence aos dois. Ela está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo.

Uma grande mentira que a maioria de nós acaba acreditando é que não conseguimos controlar nossas emoções e nossos sentimentos.

Mas, entenda o processo: pensamentos irão gerar em nós sentimentos e sentimentos irão gerar comportamentos. Sendo assim, quando nossa alma estiver aflita, ou seja, nossas emoções estiverem confusas, toda nossa vida será afetada, pois nossos pensamentos ruins irão gerar sentimentos ruins, que, consequentemente, irão provocar comportamentos ruins, prejudicando nossos relacionamentos e até trabalho.

Então, o segredo está em controlar nossos pensamentos.

Você já parou para pensar sobre o que você “pensa”?

Se você quer mudar, precisa mudar aquilo que você pensa.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Um exemplo típico é a mulher pensar que “homem não presta”. Ao longo da vida, a maioria das mulheres aceitam esse pensamento como verdade. Quando ela começa a se relacionar, vai se sentir insegura, pois “homem não presta”. Repare como o pensamento gerou um sentimento, a insegurança. Por sua vez, a insegurança, pode fazer com que ela desenvolva um comportamento controlador, que pode acabar com o relacionamento.

O que precisamos fazer é impedir que pensamentos contrários à palavra de Deus encontrem morada em nossa mente. Davi costumava conversar com a própria alma, deixando bem claro que somente as promessas e as palavras do Senhor poderiam trazer algum alivio para ela (Salmos 31:7; Salmos 42:11; e Salmos 119:28).

No caso da mentira “homem não presta”, quando conhecer alguém, se firme na verdade “Deus sabe tudo que é melhor para mim e os planos dele trarão paz e não mal para sua vida” (Jeremias 29:11) e então confie no que o Senhor preparou.

Portanto, se você tem sofrido com suas emoções e quer se libertar disso, sugiro que siga os passos abaixo:

1) Analise seus pensamentos

2) Identifique os pensamentos mentirosos que vem à sua mente (sugiro que você anote cada uma deles)

3) Identifique a verdade sobre esses fatos

Por exemplo:

  • Pensamento -> nunca terei um bom futuro
  • A Verdade segundo a palavra de Deus -> sou herdeiro do Senhor, sendo assim, não tem como não ter um futuro de paz (Romanos 8:17).

4) Substitua a mentira pela verdade.

Como? Quando o pensamento ruim vier rebata ele com uma verdade.

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.  João 8:32

Gaste tempo na palavra de Deus, renove sua mente, cuide de sua alma e você desfrutará da liberdade que Cristo tem para cada um de nós.

Gostou do texto? Não deixe de compartilhar com os amigos! Um beijão e até mais!

Um comentário em “Cuide da sua alma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s