Cuide do seu espírito

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23″

Olá pessoal! Já falamos sobre esse texto aqui no blog duas vezes, uma abordando o cuidado com o corpo e outra o cuidado com a alma. Agora chegou a hora de falarmos sobre o cuidado com o espírito. Sobre isso, quero apontar 3 atitudes que podem nos ajudar a ter uma vida espiritual mais saudável: tempo a sós com Deus, discipulado e comunhão.

1. Tempo a sós com Deus

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” Mateus 6:6

Esse tempo é um momento de qualidade entre você e o Senhor. Você pode falar com ele, pode ler um pouco a bíblia e até ouvir ou cantar um louvor. Não se preocupe com quanto tempo você vai dedicar a isso, mas com a qualidade do tempo que você estará ali, o importante é ter seu coração conectado com o coração de Deus.

Eu tiro um tempo com Deus todos os dias pela manhã, gosto de dedicar um tempo para leitura da palavra e oração. Estou sempre lendo algum livro da Bíblia, não sigo nenhuma ordem, nem leio versículos aleatórios (um dia Salmos e outro Atos, por exemplo), gosto de ler um livro completo (por exemplo, no momento estou lendo a II Coríntios), pois facilita meu entendimento. Leio alguns capítulos e marco os trechos que mais me chamam a atenção, depois faço um tempo de meditação sobre eles, geralmente anoto o que Deus está falando (tenho um caderno para devocional), isso me ajuda a fazer com que aquilo que eu leio desça ao meu coração. Em seguida, faço uma oração.

O estudo da Palavra é muito importante, pois é isso que irá trazer transformação para nossa vida, não pense que a transformação irá acontecer em um culto, congresso, conferência ou qualquer outra coisa desse tipo, a transformação virá apenas pela renovação da mente na Palavra e, sendo assim, é importante você ler e entender a Palavra de Deus.

2. Discipulado

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.” Eclesiastes 4:9-10

Você ter um discipulador é ter alguém para caminhar com você, te ajudar nos momentos de dificuldade, te ensinar, te exortar, te confrontar e te animar. Esse foi o método utilizado por Jesus, por isso ele deve ser “imitado” por nós.

O ideal é que seu discipulador seja alguém que você perceba ter uma maior maturidade espiritual e que você admire para que seja um apoio. O verdadeiro discipulador não é alguém que vá te dar ordens, ou te obrigar a fazer algo, mas alguém que vai te ajudar a ser discípulo de Cristo, te ajudando a desenvolver um relacionamento com o Senhor.

3. Comunhão

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:25

Quando digo vida em comunhão, falo da comunhão com uma igreja local. Pense na igreja como uma fogueira e em você como uma labareda. Qual labareda permanece acessa longe da fogueira? Nenhuma, não é mesmo? A igreja não é uma instituição perfeita, mas é o lugar onde você vai ter comunhão com os irmãos da fé, onde você vai aprender a compartilhar, a cuidar, a servir, a perdoar e onde você vai encontrar grandes amigos. Por isso, a vida em uma comunidade de fé é tão importante.  Mesmo que você tenha uma vida de leitura da palavra e oração na sua casa, nada vai substituir a comunhão com os irmãos na igreja. Então, não deixe que os problemas que você enfrenta dentro da igreja te afastem da comunhão.

Tente manter essas rotinas espirituais e certamente você estará cuidando um pouco melhor do seu espírito.

Um beijão e até mais….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s