Estudo: As sandálias da paz

Hoje vamos estudar Efésios 6: 15 “e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.”

Essa passagem faz referência a uma arma espiritual que Deus nos dá tanto para nossa defesa como ataque. Se você usar essa arma corretamente manterá seus os inimigos espirituais no lugar deles, debaixo dos seus pés! Vamos analisar o versículo parte a parte de modo a entender como usar essa arma poderosa.

1. “e tendo os pés calçados

A palavra calçados, nesse texto, deriva da palavra hupodeomai, composta pelas palavras hupo e deo. Hupo significa debaixo e deo significa atar. Unidas transmitem uma ideia de atar alguma coisa debaixo do pé de alguém. Portanto, ao nos orientar a calçar nossos pés com a prontidão do evangelho da paz, Paulo esta nos dizendo como manter o inimigo atado debaixo dos nossos pés.

2. “com a prontidão

Prontidão é o estado de alguém que se acha PRONTO para fazer alguma coisa. Devemos permanecer vigilantes e aptos a guerrear a qualquer momento, para isso, é preciso gastar tempo na presença do senhor, essa é nossa preparação. Portanto, devemos deixar o inimigo debaixo dos nossos pés, buscando intimidade com Deus.

3. “do evangelho da paz

A palavra paz, nesse texto, é extraída da palavra grega eirene, uma palavra que transmite a ideia de uma paz que prevalece/paz vencedora. A palavra eirene, sugere que a força vencedora será tão forte e eficaz, que todo o caos experimentado por aquele indivíduo, será substituído por uma paz que prevalece em todas as áreas de sua vida.

Essa é uma paz protetora, que protege nossa mente da ansiedade, do nervosismo e de toda confusão de sentimentos que pode haver em nós. É uma paz sobrenatural, vencedora e dominante. Ao escolher esse termo Paulo nos diz que há um lugar no qual a paz de Deus (em vez do nervosismo, da ansiedade ou da preocupação) começa a tomar decisões em nossa vida.

Portanto, manteremos o inimigo debaixo dos nossos pés, ao buscar intimidade com Deus e assim, receber a paz necessária para guiar nossa vida.

O diabo obtém vantagem das áreas não renovadas da nossa mente tentando transformá-las em montanhas russas emocionais. É por isso que precisamos aprender a deixar que a paz de Deus “governe” nossos corações, principalmente nos dias difíceis. Satanás não pode jogar com suas emoções ou sua mente quando elas estão sendo governadas pela paz que você recebe de Deus quando tem comunhão com ele.

Nós vimos no primeiro estudo dessa série (Armamento pesado x adversários perigosos), que as sandálias da paz eram altas e iam até os joelhos, protegendo toda canela do soldado. Certamente o diabo esta tentando chutar sua canela e fazer com que você caia de cara no chão. Por isso, é importante estarmos revestidos com a paz de Deus. Ela irá proteger você e levá-lo a atravessar os momentos mais difíceis e duros de suportar.

Outra característica da sandália, é que elas tinha espetos de 2 até 7 cm. Esses espetos serviam para manter os soldados firmes durante a batalha. Filipenses 4: 17 diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. Quando você tem a paz debaixo dos seus pés, nada consegue derrubá-lo. Para isso plante seus pés na palavra de Deus e pela fé se mantenha firme onde está.

Em Romanos 16:20 (“Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês”) vemos que a única posição de direito de Satanás é debaixo dos nossos pés, completamente subjugado.

O inimigo pode tentar comportar-se como seu senhor e exercer influência sobre sua vida. Entretanto, a maioria dos ataques dele são meramente ameaças vazias e ilusões que ele usa para alimentar o medo em sua mente. Se Satanás conseguir fazer você acreditar em suas mentiras sua fé enfraquecerá e ai ele realmente começara a ter uma posição sobre você que não lhe pertence.

Lembre-se de uma coisa, para que os Israelitas pudessem conquistar a terra prometida, gravando seus pés sobre a promessa de Deus eles tiveram que vencer muitos inimigos. Não foi fácil. De igual modo, talvez na sua vida, você tenha pecados ou situações que lhe pareça impossível de vencer, mas com um Deus de paz ao nosso lado, não há inimigo que prevaleça. Assim como os israelitas do passado, a liberdade é nossa. Não importa o que aconteça apenas continue marchando.

Finque seu calcanhar o mais fundo possível sobre a terra (busque a Deus com toda intensidade) e lembre à satanás que ele não vai sair de debaixo dos seus pés.  

Para concluir vou deixar uma breve observação: caso você sinta ausência de paz, não significa necessariamente que o inimigo atacou você. Isso também pode ser sinal de que você violou algum princípio da Bíblia ou que você desobedeceu à vontade de Deus para sua vida. Lembre-se que antes que você corra para lutar contra o diabo, você deve se olhar no espelho e observar se não deixou nenhuma brecha aberta que possa estar causando problemas em sua vida.

Gostou? Compartilhe!

Um comentário em “Estudo: As sandálias da paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s